Proteger nossas identidades e finanças on-line já é difícil, fica ainda ainda mais complicado quando você está de férias em um lugar desconhecido – especialmente se esse lugar é um país estrangeiro. Ter seu dinheiro roubado ou sua conta bancária invadida é ruim, mas é pior se isso acontecer enquanto você estiver longe de casa. Ainda bem que há uma série de medidas que você pode tomar para se proteger de graves adversidades, mesmo estando longe.
Para começar, certifique-se de haver instalado todas as atualizações disponíveis nos equipamentos que vai levar, para garantir a versão mais recente dos sistemas operacionais de seus dispositivos. Depois disso, garanta uma barreira de autenticação configurada em cada aparelho que possui e bloqueie tudo com senhas fortes, únicas e complexas. Por fim, instale um suite de segurança sólido e robusto, pode parecer exagero, mas se o seu computador estiver vulnerável seu dinheiro também estará.
Se quiser levar este assunto para outro patamar, criptografe o disco rígido de todos seus dispositivos e conecte-se à Internet apenas através de VPNs (virtual private network) que te direcionarão em segurança a redes sem fio disponíveis. Também pode valer a pena considerar a utilização de um computador de viagem.
Vou para Las Vegas na próxima semana para a conferência de segurança Black Hat. Diferente da Black Hat, que não é famosa por travessuras de hackers, a conferência DEF CON, que começa no próximo fim de semana é um prato cheio para estes engraçadinhos, o que me deixa desfortável em levar meu computador para um lugar infestado de hackers. Felizmente eu tenho um Chromebook, perfeito para a ocasião. Eu vou simplesmente limpar o dispositivo antes de usá-lo para tomar notas durante as apresentações. Se quiser acessar e-mail, online banking ou qualquer uma de minhas contas on-line posso voltar para meu quarto de hotel e me conectar através de uma VPN, usando outro laptop.
Para dispositivos mobile: Evite Wi-Fi público se for usar o telefone para checar e-mails ou monitorar seu saldo bancário. O serviço deixará de ser gratuito, mas é mais seguro comprar um pacote de dados para navegar na Web em 3G ou 4G do que fazer log in em qualquer rede que encontrar.
Uma vez mais, invista em uma VPN se estiver usando um laptop. Se possível, configure a verificação móvel de seu bancoe a opção de autenticação em dois fatores. A maioria dos bancos on-line oferece a segunda autenticação com um número para transações (MTAN) enviado por de celular. Este sistema pode apresentar algumas formas diferentes, mas basicamente o usuário recebe uma lista de números que deverá digitar sempre que for movimentar dinheiro ou realizar transações. Cada MTAN serve para uma coisa. Muitas vezes um usuário pode acessar uma conta bancária por meios normais (ou seja, com uma senha ou PIN), mas não terá permissão para movimentar dinheiro sem a MTAN. Como você pode imaginar, descobrir um número de MTAN daria bastante trabalho para um cibercriminoso. Assim como você pode ter problemas ao tentar retirar dinheiro, se perder seus MTANs, melhor tomar cuidado.
Geralmente os serviços de confirmações baseados em mensagens padrão (SMS), ou de texto, são seguros para movimentar sua contas online durante as férias. Gmail, Facebook, banco e uma série de outras coisas on-line de valor ficarão protegidas pelas autenticação em dois fatores. O processo pode ser um pouco irritante às vezes, mas te fará saber se alguém está tentando roubar sua conta bancária. Se receber um código de confirmação SMS, saberá que estão tentando acessar sua senha e provavelmente seja uma boa hora para modificà-la.
Além disso, alguns cartões de crédito oferecem etapas de verificação adicionais depois que digitar seu nome, número de cartão de crédito, data de validade e código de segurança ou CVV. Como a minha “Verified by Visa”. Sempre que quero comprar alguma coisa on-line com meu cartão de crédito tenho que usar a senha aprovada pela Visa. Sim, isso também é chato, mas é o tipo de chatice que garante que ninguém está roubando meu dinheiro, uma chatice boa.
Você ainda pode optar por pagar com um cartão de crédito assegurado. Muita gente acha que estes cartões são scams ou desperdício de dinheiro, mas só pensam assim porque está tudo bem. Você sentirá que valeu a pena ter pago uma taxa de cartão de crédito assegurado quando for roubado.
Mesmo com essas medidas de segurança não dá para descartar a possibilidade infeliz de que seu cartão seja roubado. Então, o que fazer caso isso aconteça?
Não confie apenas em um cartão de crédito. Você vai querer ter um cartão secundário a disposição caso seu hotel cobre acidentalmente a estadia em dobro, ou o o outro for roubado. Certifique-se de que a segunda opção seja de um banco diferente para que possa ser usada como backup. Guarde seus cartões separadamente, isso também serve para o caso deque roubem sua carteira. Como medida secundária, carregue uma pequena quantia de dinheiro em espécie, para usar se necessário. Lembre-se de que não é seguro andar por aí com um monte de dinheiro.
Mesmo seguindo todos estes conselhos, você ainda deve ser cauteloso ao usar cartões de crédito ou débito, tome cuidado a quem os entrega, sempre há skimmers de ATM e outras técnicas maliciosas de leitura de cartões.