Você estar disposto a poupar na hora de comprar é a coisa mais normal do mundo. Mas às vezes recorrer a vendedores alternativos com o objetivo de economizar alguns reais pode gerar graves problemas para você e sua segurança. Isto é aplicável não só para bens de luxo, mas para os antivírus também.
Um bom exemplo disso são os inúmeros sites que oferecem produtos da Kaspersky, incluindo sites de leilão, e-commerce e sites de anúncios. Centenas de vendedores oferecem caixas do Kaspersky Internet Security e outras soluções com preços de até 10% dos oficiais. Preço muito baixo é o primeiro sinal de que o vendedor quer aplicar um golpe em você.
É triste, mas é verdade. A esmagadora maioria destas ofertas são fraudes óbvias ou licenças legítimas, mas inválidas. No primeiro caso, você pode apenas perder algum dinheiro, no segundo caso, você precisa lidar não só com a perda de dinheiro, mas com alguns problemas que mais tarde necessitarão da sua inteira atenção (e, em última análise, mais dinheiro).
Então, quais são os inconvenientes que uma oferta generosa online pode trazer e quais os problemas que isso pode significar para um comprador?
Códigos inválidos, vencidos ou bloqueados
Qualquer um pode criar uma combinação de letras e números que se pareçam como um código de ativação de licença. Assim como qualquer um pode postar a oferta de um código bloqueado, vencido ou inválido. A fraude ganha força porque os compradores não tem como verificar a validade de uma licença antes de realizar a compra.
Licença válida para muitos usuários
Às vezes, as fraudes ocorrem em um cenário diferente: o vendedor oferece uma licença válida para, digamos, três dispositivos, mas ele vende o código para vários compradores simultaneamente. E então é como uma roleta russa: os primeiros que ativarem o código poderão usar o produto. No entanto, o resto só receberá a seguinte a mensagem: “Este código já foi ativado”.
Licença pirata
Já códigos crackeados são uma bomba-relógio. É possível que no início seja aceito pelo nosso software, mas em seguida, será banido pelo nosso sistema anti-pirata. Se isso ocorrer, você não poderá baixar as atualizações e o programa ficará desatualizado.
Ao comprar #antivirus de lojas online não oficiais, você arrisca seu dinheiro e pode ter problemas legais
Tweet
Licença com características falsas
Todos sabem que uma licença pode ser ativada em vários dispositivos, dependendo do tipo. Esse recurso é usado ativamente para fraudes: vendem uma licença para duas máquinas como um produto para 5 máquinas que é, obviamente, mais caro. Até o comprador ativar o código em todos os dispositivos e perceber a cilada, os vendedores já estarão muito longe para serem encontrados.
Licença válida para outra região
Uma das fraudes mais desagradáveis é, provavelmente, comprar uma licença restrita a uma determinada região. As licenças para diferentes regiões variam no preço, mas o código pode ser ativado apenas na região correspondente. Assim, um código de licença específico para a África do Sul não pode ser ativado em qualquer outro país.
É muito difícil para um usuário se dar conta de que essa licença foi criada exclusivamente para um determinado país no momento da compra. Por isso muitos golpistas se aproveitam disso para enganar os usuários.
Todos esses cenários têm algo em comum: os usuários que têm um código inválido, fraudulento ou vencido não têm direito a receber qualquer ajuda do suporte técnico da Kaspersky Lab. Além disso, o mais provável é que nunca consigam recuperar o dinheiro. Houve casos em que a vítima foi capaz de provar a fraude e reembolsar o dinheiro, mas o processo de queixa levou muito tempo e dedicação.
A fim de salvar a si mesmo e o seu dinheiro de riscos indevidos, compre seus códigos de ativação somente na nossa loja online (http://brazil.kaspersky.com/comprar/kaspersky-produtos-para-usuarios-domesticos) ou com vendedores e distribuidores autorizados pela Kaspersky Lab. Vale o ditado: se algo é bom demais para ser verdade, então provavelmente não seja.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias