PGP – privacidade e segurança para todos

Se você segue as últimas notícias seguramente já deve ter lido histórias que falam sobre privacidade, vazamento de informações, espionagem, etc. Dado que a maioria das comunicações acontecem virtualmente é

Se você segue as últimas notícias seguramente já deve ter lido histórias que falam sobre privacidade, vazamento de informações, espionagem, etc. Dado que a maioria das comunicações acontecem virtualmente é bom estar ciente da necesidade de proteger nossas informações. Isso não se aplica apenas a grandes organizações, mas para todos que usam computadores em uma base regular. Com PGP, podemos adicionar um recurso de segurança extra para proteger a comunicação online.

pgp_title

Pretty Good Privacy (PGP), criado por Phil Zimmermann é um programa de computador que pode ser usado para proteger sua privacidade, aumentar a segurança das comunicações e garantir a autenticidade das mensagens eletrônicas. Você pode criptografar qualquer informação pessoal ou privada, o que dificulta sua interceptação. Ele também oferece algo chamado “assinatura digital” que permite que você envie mensagens que se verificam pelo destinatário e com a garantia de que não foram modificadas no transcurso. Imagine um mundo onde todos assinam suas mensagens (é fácil se você tentar). Isso resultaria no desaparecimento de e-mails falsos e  phishing, porque não seria rentável para os ciber-criminosos investirem tempo e esforço neles.

PGP permite que as pessoas tenham o controle da sua privacidade nas próprias mãos. 

Há uma crescente necessidade social nesse sentido. Por isso, vale a pena explorar o assunto .”

– Phil Zimmermann.

Se você quiser enviar a sua resposta de forma criptografada, você deve usar a chave pública dos seus amigos. As assinaturas digitais funcionam exatamente da maneira oposta: ao enviar sua mensagem, você “assina” com sua senha privada. Qualquer pessoa pode usar sua senha para verificar a carta e a assinatura, confirmando que o recado chegou sem modificações. Pode parecer um pouco complicado, mas, configurado corretamente, seus e-mails poderiam incluir a assinatura/componentes criptografatos em apenas dois cliques do mouse:

pgp-scr-basic

Em conclusão, espero que isso sirva como motivação use PGP para criptografar ou assinar seus arquivos e informações. Privacidade é algo que cada um de nós precisa cuidar ao fazer parte do mundo virtualizado. Com as ferramentas disponíveis é fácil, e cedo ou tarde você vai agradecer por ter dado o primeiro passo nessa direção.

Anteriormente, apenas o dinheiro poderia pagar criptografia de nível militar, mas isso foi até o surgimento do PGP. Havia uma necessidade que deveria ser preenchido e, felizmente, PGP  mostrou que é mais do que capaz de proteger esse direito inerente à liberdade e privacidade.

Dicas