Os drones aéreos poderão realmente substituir o trenó do Papai Noel?

Parece que as renas do Papai Noel não precisarão carregar milhões de presentes no Natal de 2016: Amazon enviará os presentes através dos drones aéreos. Além disso, a empresa garante

Parece que as renas do Papai Noel não precisarão carregar milhões de presentes no Natal de 2016: Amazon enviará os presentes através dos drones aéreos. Além disso, a empresa garante que esta opção de entrega, atualmente denominado PrimeiroAir, levaria menos de meia hora. Será este um futuro real ou uma mostra das desvantagens deste sistema?

Segundo os vídeos de Amazon e DHL, o conceito de entregar os pedidos através de adoráveis ​​mini-helicópteros foi uma ideia do departamento de logística. Com a simples verificação do Parrot AR Drone na página da Amazon, um robot aéreo levará sua compra atéa sua casa por 300 dólares. Se for assim, por que este sonho só vai se tornar realidade somente daqui a dois anos e não agora? A resposta é simples: é necessário uma autorização especial da FAA e outras organizações de aviação para ter os vôos aprovados. E, atualmente, eles não estão dispostas a emitir tais licenças já que os drones ainda têm diferentes desvantagens.

Os EUA, onde está localizado a Amazon, é conhecido por sua política altamente rigorosa sobre o uso dos UAV (veículos aéreos não pilotados). Em novembro foi firmado o certificado de operações civis com os drones. Por um lado, isto permite aos helicópteros e equipamentos aéreos voem aonde seja necessário sem uma permissão especial para cada localidade. No entanto, a FAA insiste que é imprescindível que um piloto (ainda que não esteja sentado na cabine) dirija cada máquina, aumentando assim os custos do serviço. Depois de tudo, uma organização que utilize o UAV tem que cumprir a mesma lista de requisitos que geralmente são impostas a uma companhia aérea, tais como certificado de aviação, inspeções, acessos só a pessoal autorizado, etc.

Em outras palavras, mesmo em cinco anos, os UAV não poderão voar “sem piloto” a não ser que os grandes líderes consigam que as autoridades mudem de opinião. A Europa, de longe, tem uma política mais flexível para os UAVs . Aqueles dispositivos aéreos com um peso inferior a 150 quilos são considerados como “brinquedos” e são regulados por órgãos públicos locais. Os veículos mais pesados, no entanto, ​​são obrigados a seguir um conjunto de regras que devem assegurar que os UAVs estão perfeitamente integrados no ambiente aeronáutico comum, mas, em geral, as autoridades planejam dar o sinal verde à ideia da Amazon somente em 2016.

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Drones

Curiosamente, os projetos de UAV, tanto nos EUA quanto na Europa, ainda estão por cumprir os requisitos de privacidade. Qualquer drone pode ser equipado com câmeras de tamanho reduzido e o dispositivo é capaz de voar muito perto de prédios e pessoas, podendo tirar fotografias ou fazer vídeos do entorno. Por este motivo, os legisladores devem responder a uma série de perguntas e formular regulamentos sobre a finalidade de filmagens, autorização das filmagens para uma empresa ou indivíduo operar um drone, formas de obtenção de licenças, lista de organizações para supervisionar o processo, localização do armazenamento de dados, duração do período de retenção de dados e outros aspectos. As informações capturadas por meio das câmeras de um drone têm grande potencial comercial. No entanto, imaginemos que ao realizarmos uma compra em Amazon, nos entregue um dispositivo como este e no dia seguinte visualizemos o seguinte anúncio na rede: “Ontem notamos que o seu telhado exige renovação. Confira as nossas ofertas de telhas”.

Uma questão séria que pode surgir mais adiante: como podemos evitar o hackeo de drones? Como já demontraram alguns experts em seguranção informática, as senhas de GPS podem ser hackeadas ou podem alterar a direção de um GPS. Para qualquer dispositivo controlado remotamente há outra preocupação: como proteger um drone de potenciais casos de roubo de dispositivo de controle? Logo após a declaração ambiciosa da Amazon, o drone Skyjack foi apresentado. Este dispositivo é capaz de seqüestrar um AR Drones  e desconectá-lo a partir de seu controlador sem fios e voltar a conectá-lo à sua própria. Além disso, como observado anteriormente pela FAA, qualquer um pode assumir o controle de um UAV.: com um simples laptop ou tablet desde qualquer lugar, ou seja um cibercriminoso pode dirigir o veículo aéreo. É evidente que nos últimos anos os cibercriminosos estão buscando novas oportunidades lucrativas e roubar os pedidos da Amazon é relamente tentador. Além disso, cada crime vem com um prêmios: um drone que pode utilizar para qualquer tipo de atividade criminosa – de espionagem ao terrorismo. E é óbvio que tais incidentes UAV, intencional ou acidental, são motivos pelos quais as autoridades têm paralizado a iniciativa da Amazon. Assim que, por agora e até que não seja aprovado as renas do Papai Noel seguirão fazendo esforço extra para entregar os presentes de Natal.

 

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