Os especialistas da Kaspersky Lab visitaram o Mobile World Congress 2015 e provaram os novos dispositivos que darão o que falar neste ano. Nós acompanhamos os especialista e preparamos uma lista com os dispositivos mais legais do MWC 2015.
Samsung Galaxy S6 e S6 Edge
Foi uma experiência muito interessante ver que, pela primeira vez desde o nascimento da linha Galaxy S, os novos modelos emblemáticos da Samsung são agora fabricados inteiramente de metal e vidro, em vez de plástico. Os novos telefones apresentados pela companhia sul-coreana mostram um projeto muito diferente das versões anteriores.
Samsung's Galaxy S6 Edge is awesomely weird but weirdly awesome: http://t.co/dipiCohUYa pic.twitter.com/PNzmkP8FZQ
— Gizmodo (@Gizmodo) March 1, 2015
Além disso, o novo Galaxy S6 Edge, o irmão “premium” do S6, apresenta uma tela curva, um detalhe de design que a empresa adicionou quase que puramente com o fim de gerar surpresa, uma vez que se vê muito futurista e com uso pouco prático.
O hardware também é completamente novo. Durante vários anos a Samsung usou chipsets Qualcomm Snapdragon na maioria de seus telefones. No entanto, agora tudo mudou e os modelos Galaxy S6 e S6 Edge estão equipados com a tecnologia Exynos 64 bits, fabricada nas próprias instalações da empresa.
Up close with Samsung's Galaxy S6 and S6 Edge http://t.co/aKpWVQl0RF pic.twitter.com/jI6lPES6fd
— The Verge (@verge) March 1, 2015
Por outro lado, a Samsung não deixou de investir nas câmeras dos dispositivos. O novo modelo inclui uma câmera traseira de 16 MP com estabilização ótica de imagem e uma câmera frontal de 5 Mp. Segundo os especialistas, é muito provável que com o S6 seja muito mais fácil tirar boas fotos em más condições de iluminação do que com qualquer outro smartphone moderno.
O novo Galaxy também inclui um novo sensor de impressão digital no botão home, ou seja, você não precisará deslizar o dedo para desbloquear o dispositivo. Além disso, asssim como no iPhone, o novo smartphone da Samsung também integrou suporte para a tecnologia Samsung Pay para pagamentos eletrônicos.
Com relaçao às desvantagens: tanto o S6, como o S6 Edge, têm baterias irremovíveis, os dispositivos já não serão mais impermeáveis e já não contarão com ranhuras para cartões microSD. A resolução da tela Quad HD (2560 × 1440) parece excessiva em um telefone que só possui uma diagonal de 5,1 polegadas. No entanto, ambos os telefones inteligentes da Samsung são realmente impressionantes.
HTC One M9
O modelo HTC One M8 do ano passado foi muito bom: um telefone poderoso, com estilo elegante, uma tela de alta qualidade e os melhores alto-falantes embutidos do mercado. A principal desvantagem substancial desse modelo foi a câmera, que utilizava a tecnologia UltraPixel. Isto fez com que o M8 perdesse pontos frente aos seus concorrentes em termos de qualidade fotográfica. No entanto, o novo HTC M9, resolveu este erro: o telefone foi equipado com uma boa câmera de 20 Mp, e a tecnologia UltraPixel mudou para a câmera frontal, onde é bastante adequada.
HTC One M9 Preview: A battle between polish and progress http://t.co/5YamGKTuBt pic.twitter.com/rnzu8CPMP1
— Engadget (@engadget) March 1, 2015
A combinação do processador octa-core Qualcomm Snapdragon 810 e uma tela de 5 polegadas com resolução 1920 × 1080 nos faz pensar que o smartphone funciona muito rápido, sempre e quando o fabricante resolve os problemas com superaquecimento.
Overheat Warning Pops Up On HTC One (M9) While Running AnTuTu Benchmark App… http://t.co/V34Ra9H9Y8 #Android #MWC15 pic.twitter.com/fGSP494llS
— Android Headlines (@Androidheadline) March 3, 2015
O projeto do HTC One 8 foi tão bem reconhecido e apreciado que o modelo HTC 9 lembra um pouco a sua aparência.
HTC Vive
HTC também apresentou um headset de realidade virtual, o resultado de co-desenvolvimento com a Valve. O HTC Vive está equipado com múltiplos sensores que monitoram os movimentos dos usuários e parece ser bastante impressionante.
HTC partners up with Valve to unveil ambitious virtual reality headset. http://t.co/RP20GwvIrj pic.twitter.com/ZgFTrm6Zmu
— Mashable (@mashable) March 1, 2015
Infelizmente, não fomos capazes de testá-lo: estava disponível somente para aqueles que receberam convite exclusivo. Os funcionários da BBC tiveram mais sorte, você pode ler na resenha detalhada publicada por eles.
HTC to sell virtual reality headsets http://t.co/neekjFKGRx
— BBC News Technology (@BBCTech) March 1, 2015
Tablet Sony Xperia Z4
Ultimamente as empresas apresentam em sua maioria tablets muito básicos; mas a Sony foi a exceção à regra. Na MWC 2015, a empresa mostrou a nova cara do tablet Sony Xperia Z4, que, provavelmente, é a única alternativa decente diante do iPad Air. É um aparelho muito fino, poderoso, com um design impressionante de primeira classe e um display de alta qualidade de 10 polegadas.
HANDS ON: @SonyXperiaGB has done a great job with the Xperia Z4 Tablet. http://t.co/x4JASifevn pic.twitter.com/P396McPRsT
— TechRadar (@techradar) March 2, 2015
Sandisk 200 GB MicroSD
Se você é daqueles que necessita mais espaço na memória do seu dispositivo e os cartões SD existentes não satisfazem suas demandas, esta notícia é para você: a Sandisk apresentou o seu novo cartão microSD de 200 Gb.
SanDisk found a way to stuff 200GB into a microSD card http://t.co/ymg66tUndu pic.twitter.com/bO2lcqHyqf
— Engadget (@engadget) March 2, 2015
Infelizmente, não é compatível com o novo telefone da Samsung, mas aqueles que estão a espera do HTC One M9 terão mais sorte.
LG Relógio Urbano LTE
Os novos relógios inteligentes da LG foram apresentados na MWC 2015, ambos com telas circulares e de luxo. O modelo Watch Urbane funciona com o controle do sistema operacional padrão de Android Wear, enquanto que o modelo LG Watch Urbane LTE traz uma novidade realmente atrativa: estes são os primeiros relógios do mundo que suportam 4G.
Our first look at LG's new webOS and Android Wear smartwatches http://t.co/EVNaaqGyOv pic.twitter.com/ptQdV8juiX
— The Verge (@verge) March 2, 2015
Na verdade, o modelo Watch Urbane LTE é um smartphone real com base no WebOS que você pode usar no seu pulso. Os relógios são equipados com um microfone, alto-falantes e um módulo de RF, para que você possa fazer chamadas ou navegar na web sem a necessidade de outro smartphone. Naturalmente, o pequeno visor de algum modo limita os benefícios desta característica. A capacidade da bateria é boa: 700 mAh, é por isso que o dispositivo garante vida longa por tempo suficiente.
Huawei TalkBand B2
Huawei também apresentou os novos relógios inteligentes com um display circular que parecem muito bom em termos de design. No entanto, nos interessamos mais por outro dispositivo chamado TalkBand B2 que na verdade é um híbrido entre um tracker de fitness e um fone de ouvido Bluetooth. O dispositivo pode monitorar sua atividade diária, contar o número de passos e calorias consumidas; além disso, você pode extrair a “parte inteligente” da banda e usá-lo como um fone de ouvido Bluetooth tradicional.
Huawei TalkBand B2: Half fitness band, half earpiece, all bizarre: http://t.co/9nIzuT6Qwb pic.twitter.com/YFOR7BZJia
— Gizmodo (@Gizmodo) March 1, 2015
Isso é tudo por hoje. No próximo post dedicado ao Mobile World Congress 2015, vamos informá-lo sobre as principais tendências de segurança de TI, que chamaram a nossa atenção. Fique atento!
Tradução: Juliana Costa Santos Dias