Sendo cuidadoso, você deveria ter lido o Contrato de Licença para o produto instalado em seu computador. Hoje, gostaríamos de chamar a atenção para outro fato, que para nosso pesar, geralmente é ignorado: os requisitos do sistema.
Quando alguma condição do Contrato de Licença de Usuário Final é negligenciada, pode causar algum erro de ativação entre outros problemas. No entanto, problemas de licença são muito mais fáceis de diagnosticar do que os relacionados com a violação dos requisitos do sistema. Primeiro de tudo, se o seu hardware ou sistema operacional não é compatível com um produto da Kaspersky Lab, você constantemente irá receber mensagens de erro até não conseguir completar sua instalação.
A maioria dos feedbacks que recebemos nesses casos é: “Eu lhe paguei pelo software, então o que se espera é que as coisas funcionem, não importa qual é o meu computador.” Nós compreendemos o quão frustrante é quando você não pode utilizar um aplicativo importante como um anti-vírus. No entanto, tudo tem restrições e você sempre irá enfrentar problemas quando quiser esquentar uma lata de sopa no microondas ou a andar de Segway em areia movediça. Na maioria dos casos, os fabricantes especificam com clareza as condições em que o seu produto vai funcionar. De um lado, a folha de especificações é um aviso, por outro, ele garante que você compre um produto que se adapte as suas necessidades. Ele funciona da mesma forma que um antivírus. Para salvar seu tempo e dinheiro, não deixe de ler os Requerimentos do Sistema antes de comprar um software. Nós nunca fazemos dele um mistério.
Existem várias maneiras de saber os requisitos de sistema para o nosso anti-vírus, a mais fácil é verificar o site de Suporte Técnico da Kaspersky Lab, onde você poderá encontrar informações atualizadas sobre os requerimentos de cada produto. Ou, se você preferir comprar o software em lojas de varejo, gaste um minuto para ler as informações sobre a compatibilidade na parte de trás da caixa.
Agora vamos falar sobre quais são os requisitos essenciais do sistema. Usaremos a versão atual do Kaspersky Internet Security como um exemplo:
Quando não se cumprem com os principais requisitos, surgem várias perguntas, seguiremos um passo a passo, começando com sistemas operacionais.
A principal regra, é que os nossos produtos apenas se instalam em versões oficiais de sistemas operacionais, e não em versões beta. É interessante utilizar uma nova versão do Windows para experimentar as suas novas funcionalidades, mas é improvável que você consiga instalar um produto da Kaspersky Lab imediatamente. Leva um tempo para que fornecedores de software adaptem os seus produtos a novos lançamentos (e às vezes atualizações) de sistemas operacionais, o que torna necessário garantir que o produto que você adquiriu é compatível com a sua plataforma. Por exemplo, nossas licenças de Windows não funcionam nas plataformas Android e Mac.
O número do Service Pack é outro assunto que devemos estar atentos. Existe uma série de atualizações que solucionam erros críticos para algumas plataformas. Um caso comum é o do Windows XP SP2, onde o usuário precisa instalar o SP3 para resolver alguns problemas.
Agora preste atenção na linha que mostra a “memória RAM disponível”. A palavra “disponível” se refere ao volume disponível de memória enquanto outros aplicativos estão em execução, não a quanto de RAM tem no seu computador.
Por exemplo, se o seu computador estiver com o Windows 7 em execução e possui 2 GB de RAM, você só terá a metade desse valor disponível. Se você abrir mais um par de aplicativos que consomem muitos recursos (Adobe Photoshop e Office, por exemplo) o sistema estará funcionando praticamente sem memória e irá exibir a temida “Tela Azul”. O antívirus é incapaz de fornecer uma boa proteção nesse caso, por isso, é recomendado que você aumente a RAM da sua máquina para que o antivírus possa trabalhar.
O antivírus necessita de 480 MB disponíveis no disco rígido para realizar sua instalação, mas o sistema vai continuar mostrando a mensagem de “espaço em disco insuficiente”. É recomendado que você tenha 10 GB livres para que o antivírus trabalhe tranquilamente.
Outra questão frequentemente discutida em fóruns sobre o assunto é a conexão a internet, um requisito indispensável para o funcionamento dos produtos da Kaspersky Lab. Nossas aplicações, de fato, não podem ser ativadas ou atualizadas sem acesso à Internet. Este requisito foi introduzido pela primeira vez no Kaspersky Anti-Virus 6.0, há vários anos e não representa qualquer problema para maioria dos usuários. De qualquer forma, não há nenhuma possibilidade de ignorá-lo.
Por último, vamos tocar com cuidado em outra questão de suma importância. Algumas versões dos navegadores mais populares podem ser incompatíveis com os nossos produtos, por esse motivo, o Anti-Banner às vezes não funciona corretamente. Estamos trabalhando para corrigir este problema e aumentar nossa lista de navegadores suportados o mais rápido possível.
Nunca deixe de ler os requisitos do sistema, seja antes ou depois de comprar um software. Esse é o segredo para que seu produto funcione perfeitamente.