Número da Semana: 10 milhões de Apps Maliciosos para Android

  No final de janeiro a Kaspersky Lab acumulou cerca de 200 mil amostras de malware para dispositivos movéis. Isto representa um 35% a mais do que o período de

 

No final de janeiro a Kaspersky Lab acumulou cerca de 200 mil amostras de malware para dispositivos movéis. Isto representa um 35% a mais do que o período de novembro de 2013, mês no qual se registraram 148 mil amostras de malware. No entanto, não é muito em comparação ao número de aplicativos maliciosos para Android que os nossos investigadores encontraram no mês passado: 10 milhões!

Os usuários que estão mais familiarizados com o sistema Android e as estatísticas do Google, provavelmente, podem dizer que estamos errados: a loja Google Play oferece cerca de 1,1 milhões de aplicativos. Então, como poderíamos ter encontrado 10 vezes mais amostras maliciosas em aplicativos do que o total? Bom, isto pode ser respondido de forma muito simples:

o problema surge quando você usa as lojas alternativas: aí você pode ser roubado em qualquer momento.

O importante aqui é o grande número de lojas não oficiais que existem na rede. Estas contém um número de aplicativos muito maior do que um milhão e os aplicativos que essas lojas oferecem são muito mais propensos a serem mal-intencionados. Se você utiliza o Google Play para baixar seus apps, as chances de você ser infectado com malware são relativamente baixas. No entanto, o problema surge quando você usa as lojas alternativas: aí você pode ser roubado em qualquer momento. É por isso que existe um monte de pessoas que baixam aplicativos de graça, os cibercriminosos publicam aplicativos maliciosos com nomes de jogos famosos, ferramentas úteis ou aplicativos muito procurados.

O resultado é previsível: a informação privada dos usuários, seus dados bancários e seu dinheiro vão diretamente para os cibercriminosos. Aqui temos um exemplo de uma situação real: a versão móvel do Carberp Trojan, criado na Rússia e descoberto em 2012. Este malware é um exemplo muito claro de como os atacantes podem roubar o seu dinheiro a partir de um aplicativo malicioso. As más notícias é que existem cerca de 10 milhões de pacotes maliciosos para Android (arquivos apk) na internet.

O mercado para dispositivos móveis é cada vez maior e, por outro lado, é um mercado muito mais rentável do que o das PCs. Além disso, atualmente existem poucos softwares de antivírus que protegem os Smartphones e as Tablets. Tudo isto, em resumo, gera com que os usuários de dispositivos móveis sejam os alvos perfeitos para os cibercriminosos: 10 milhões de aplicativos maliciosos já estão disponíveis eles “atirar”.

No entanto, não é muito difícil se manter seguro e protegido. Simplesmente você deve seguir estas dicas dos especialistas:

– Não marque a opção “Modo de desenvolvedor” no seu telefone

– Não marque a opção “instalar aplicativos a partir de fontes de terceiros”

– Download de aplicativos somente de canais oficiais

– Ao instalar novas aplicações, estude com cuidado as permissões que solicitam

– Use um bom software de proteção

E, é claro, confira nosso blog regularmente para saber as mais recentes dicas de segurança do computador.

 

 

Tradução: Berenice Taboada Díaz

Dicas