Normalmente, quando falamos de um criptor, recomendamos que as vítimas não paguem o resgate. Para começo de conversa, o pagamento encoraja os criadores de malware a continuarem suas operações. Simples demanda e oferta: quanto mais gente paga, maior o volume de mercado, levando a criação de mais malwares – e mais problemas para todo mundo.
Além disso, pagar resgate não assegura o retorno de seus arquivos de forma íntegra e segura. Pense nisso por um minuto: essas pessoas são criminosas que já o enganaram, infectaram seu computador com um malware e roubaram seus arquivos. Quais são as chances de que cumprirão sua palavra depois de já terem o pagamento?
Soa pessimista? Talvez, mas pesquisas recentes confirmam a ideia. Uma em cada três vítimas paga o resgate. Mas apenas 20% das pessoas que pagaram recuperaram seus arquivos.
Andrei Mochola, diretor de negócios da Kaspersky Lab, comentou: “Alertamos que todas as vítimas de ransomware, seja uma grande organização ou usuários individuais, não paguem o resgate pedido por criminosos. Se você o fizer, você estará patrocinando o “negócio” dos cibercriminosos. E, como nosso estudo mostra, não existe garantia de que pagar o resgate trará seus arquivos de volta.”
Foi vítima de #Ransomware? Tente nossa ferramenta antes de pagar o resgate! https://t.co/wKxEgUlq66 pic.twitter.com/awFK9fmRLA
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) October 26, 2016
Eis o que você deve fazer para proteger seus arquivos de ransomwares e recuperá-los caso já esteja infectado.
- Faça backups de seus dados preciosos regularmente.
- Use uma solução de segurança confiável. Não tem de ser necessariamente um produto da Kaspersky Lab, mas modéstia à parte, podemos assegurar que somos bons nisso.
- Caso você esteja usando uma de nossas soluções de segurança, tenha certeza de nunca desativar o System Watcher. Essa função de segurança proativa é de grande ajuda no que diz respeito à proteção das mais novas espécies de malware, sendo especialmente efetiva contra ransomware. Abaixo um vídeo de como o System Watcher funciona.
- Caso você seja um dos azarados que estão entre as vítimas de um criptor, não entre em pânico. Use um sistema não infectado para dar uma olhada no nossos site o No More Ransom; nós provavelmente temos uma ferramenta de desbloqueio capaz de recuperar seus arquivos. E o melhor: não cobramos nada por isso.