Você pode recuperar seu dinheiro roubado?

As pessoas realmente amam as vantagens da era digital e tendem a comprar e pagar online ou por meio de Internet Banking. Uma pesquisa da Kaspersky Lab confirmou que a maioria

As pessoas realmente amam as vantagens da era digital e tendem a comprar e pagar online ou por meio de Internet Banking. Uma pesquisa da Kaspersky Lab confirmou que a maioria dos usuários (81%) depende da Internet em sua rotina financeira, e quase metade (44%) armazena dados financeiros em seus dispositivos.

Ainda assim, apenas 60% dos usuários instalam soluções de segurança em todos os seus dispositivos, e os outros 40% ficam à mercê dos cibercriminosos.

As pessoas perdem em média U$ 476 por fraude. Esse valor é apenas uma média – um em dez perdem até US$ 5 mil. As perdas anuais sofridas por fraude online, roubo de identidade, e malware chegam a casa dos bilhões de dólares no mundo inteiro -se considerarmos apenas os casos denunciados- o que torna as perdas reais mais substanciais.

As vítimas têm chances de recuperar o dinheiro roubado se contatarem a empresa do cartão e talvez o departamento que cuide de fraudes do comerciante. Situações como essas devem ser resolvidas dentro de 24h se possível, por meio de detalhes que provem que a transação foi fraudulenta. Empresários não querem fazer negócio com cartões roubados, e devem cancelar a transação e devolver o dinheiro caso você entre em contato a tempo.  Note que serviços de banco, suas diretrizes e práticas podem variar de país para país, de modo que esse conselho pode não ser válido para sua localidade.

Muitas pessoas acreditam que o banco é o único responsável pela segurança de suas contas, mas os acordos bancários tipicamente incluem uma cláusula dizendo que o cliente é responsável pela segurança de suas informações financeiras. Os dados mais preciosos são: senha, código CVC, e senhas de uso único enviadas por e-mail. Você muito provavelmente não receberá reembolso se um desses foi utilizado para confirmar uma transação falsa -os bancos tendem a considerar esse tipo de situação culpa dos usuários.

Tentamos descobrir o que é necessário para conseguir seu dinheiro roubado de volta por conta de golpes online, e como muitas vítimas tiveram a sorte de recuperar suas perdas.

Não é ingenuidade querer o retorno do dinheiro roubado?

A pesquisa da Kaspersky Lab mostra que quase metade dos entrevistados estão seguros de que seus bancos reembolsariam o dinheiro roubado por golpistas. Contudo, a realidade é a seguinte: mais de 50% das vítimas não conseguiram tudo de volta ou recuperaram apenas uma parte.

Infelizmente, a maioria dos especialistas em finanças concorda: bancos são extremamente relutantes em devolver dinheiro perdido em transações fraudulentas.

“Não assuma que você pode recuperar”, disse Vyacheslav Zakorzhevsky, analista sênior da Kaspersky. “A melhor forma de manter seu dinheiro seguro é evitar que ele seja roubado. Use produtos de segurança dedicados que não permitam que os cibercriminosos encostem um dedo em seus dados financeiros.”

O que fazer se seu dinheiro for roubado 

Ao realizar uma transação, seu banco é apenas um intermediário entre um remetente e o destinatário. Você não espera que o banco lhe devolva dinheiro fornecido voluntariamente (seja por um erro qualquer).  Você conseguiria reverter uma transação fraudulenta? Depende dos detalhes. Se seu dinheiro foi roubado, a primeira coisa a fazer é reportar o incidente ao banco, e caso você o faça dentro das primeiras 24 horas, as chances de reverter a operação são maiores.

Você precisa de provas de que notificou o banco a tempo. Caso ele se recuse a fornecer provas materiais – uma carta reconhecendo a notificação – requisite uma explicação escrita do porquê, e quando essa solicitação foi negada. A partir daí, você deve reportar o incidente para as autoridades. Nesse ponto, você tem o que precisa para processar o banco.

Em alguns casos, o dinheiro destinado a restituir uma transação é colocado sob custódia, e só depois é transferido. Se for esse o caso, você tem uma chance maior de recuperar seu dinheiro. Mas, é claro, é sempre melhor não se meter em uma fria dessas.

Como proteger o seu cartão de crédito

  • Nunca conte a ninguém seu PIN, código CVC (código no verso do cartão), ou senhas de uso único enviadas por SMS.
  • Não use seu cartão em locais suspeitos, priorize dinheiro.
  • Não deixe seu cartão sem supervisão nas mãos de outra pessoa. Ao entrega-lo ao caixa ou garçom, não o perca de vista.
  • Habilite notificações via SMS do seu banco. Golpistas tendem a roubar dinheiro por meio de diversas transações, um SMS na hora certa pode impedir que todo seu dinheiro vá embora.
  • Bloqueie seu cartão imediatamente caso você note algum sinal de atividade fraudulenta.
  • Caso seu banco ofereça esse serviço, use um cartão virtual para compras online. Com outros cartões, habilite limite de transações e bloqueie transações que não necessitam presença do cartão.
  • Além de aplicar comportamentos seguros, é crítico que se instale uma solução de segurança robusta em todos os dispositivos usados para realizar pagamentos. Por exemplo, o Kaspersky Internet Security e o Kaspersky Total Security possuem um complemento embutido conhecido como Safe Money. Essa função garante que todos os pagamentos ocorram em sites legítimos por meio de conexão segura, deixando de fora sites de phishing. Em testes realizados por laboratórios independentes, o Safe Money mostrou a melhor performance.
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