Falso aplicativo do Netflix é na verdade ransomware

App que promete acesso grátis ao serviço de streaming na verdade sequestra seus arquivos

As pessoas estão baixando um novo aplicativo que promete acesso gratuito à contas do Netflix. O que estão recebendo na verdade é um malware chamado Netix, que criptografa dados e exige US$100 em bitcoins para desbloquear os arquivos.
O programa, chamado “Gerador de Login para Netflix” é baixado por usuários procurando por acesso à Netflix sem pagar. Em tese, ele contém credenciais vazadas. Na verdade, tudo que faz é fornecer acessos falsos que não funcionam.

Uma vez instalado, o app mostra o que parece ser um gerador de login e senha, mas isso é apenas uma distração; enquanto isso está ocupado criptografando dados.

Lado positivo

Perder o acesso a suas fotos, vídeos e documentos é terrível, mas nem tudo está perdido: a versão atual do aplicativo (versão 1.1) criptografa apenas certos arquivos (veja a lista abaixo), e também tem por alvo apenas o diretório C:/. Outros tipos de ransomware podem ser muito mais agressivos.
.ai, .asp, .aspx, .avi, .bmp, .csv, .doc, .docx, .epub, .flp, .flv, .gif, .html, .itdb, .itl, .jpg, .m4a, .mdb, .mkv, .mp3, .mp4, .mpeg, .odt, .pdf, .php, .png, .ppt, .pptx, .psd, .py, .rar, .sql, .txt, .wma, .wmv, .xls, .xlsx, .xml, .zip
Além disso, por mais estranho que pareça, esse malware afeta apenas usuários que ainda usam as versões do Windows 7 e 10; usuários do XP e  8 não devem ser afetados (ainda).

Se você foi atingido e seus arquivos estão salvos em um dispositivo separado, externo, não deve se preocupar muito.

Moral da história

Como todas as histórias envolvendo esse tipo de situação, essa agrega algumas lições. Primeiro, se algo soa bom demais para ser verdade (como acesso gratuito ao Netflix), provavelmente é falso. Segundo, faça backups regulares de seus dados. Por último, mas não menos importante, instale um antivírus confiável – com a nossa solução, você tem os primeiros 90 dias de graça para testar.

Dicas

Wi-Fi falso a bordo

Mesmo em altitude de cruzeiro, as ameaças cibernéticas ainda podem tornar sua vida digital turbulenta, como comprovado por uma prisão recente. Como se proteger a 30 mil pés acima do nível do mar?