O que você faz quando vê uma janela pop-up pedindo para você atualizar seu antivírus ou o seu sistema operacional? Se você é do tipo que geralmente ignora esta operação, então este post é para você!
Por que a maioria de nós ignoramos esses avisos? As respostas são muito simples:
- Meu sistema funciona muito bem então por que vou preocupar com atualizações do meu antivírus?
- O que vou fazer se esta atualização vem com novos bugs e vulnerabilidades?
- Eu não tenho tempo para isso agora.
- Eu não quero aprender a usar todas essas novas ferramentas e recursos.
- Eu não acredito em ameaças cibernéticas (a idéia mais perigosa).
13% of respondents in a recent #survey said that #cyberthreats do not exist https://t.co/ZntYJdeElo
— Kaspersky Lab (@kaspersky) noviembre 11, 2014
Algumas pessoas atualizam o sistema operacional do computador de casa, mas se esquecem de fazer isso no seu local de trabalho (ou vice-versa). Este tipo de violação de regras de segurança é causada por pura preguiça e é um hábito terrível que temos que abandonar. É importante compreender que manter seu software atualizado não é apenas uma questão demudanças na interface, mas é também sobre a correção de vulnerabilidades críticas no seu sistema.
Por exemplo, muitos usuários do sistema operacional Windows sofrem com o worm Stuxnet, que explora uma vulnerabilidade que foi corrigida pela Microsoft há 4 anos. A razão para o “sucesso” do Stuxnet é simples: os servidores e PCs infectados não eram atualizados corretamente, estavam desatualizados e, portanto, desprotegidos.
Microsoft Releases Emergency Security Update – Krebs on Security: ThreatpostMicrosoft Releases Emergency Secur… http://t.co/srrUm3gWNd
— Microsoft News (@MicrosoftNewss) noviembre 19, 2014
Em primeiro lugar, é muito importante instalar todos os patches, atualizações, service packs e afins do seu sistema operacional. Esta é sua primeira “linha de defesa”. A segunda defesa são as atualizações das bases de dados do seu antivírus. Cada uma destas atualizações são fundamentais para corrigir as vulnerabilidades do seu sistema e combater o malware.
No entanto, quando se trata de uma ameaça chamada Zero Day (isto é, um ataque que explora uma vulnerabilidade até então desconhecida e, portanto, não há patch para ela), a única forma de você se proteger é contando com um antivírus que possua um mecanismo de defesa pró-ativo. Nesse sentido, usar a versão mais atualizada do seu antivírus é imprescindível, já que isto significa que você usará as melhores e mais novas tecnologias de defesa pró-ativas.
Se você atualizar seu #KIS para a versão 2015, no próximo ano ele irá atualizar-se automaticamente para a nova versão de 2016.
Tweet
Especialistas da Kaspersky Lab trabalham incansavelmente para detectar novas ameaças e desenvolver novas tecnologias de segurança que irão proteger nossos usuários. Todas as atualizações da Kaspersky são grátis e fáceis de instalar. Em poucos minutos, você pode contar com uma ferramenta mais segura, mais rápida e mais eficiente.
Finalmente, temos uma notícia emocionante para todos aqueles usuários que estão com preguiça (ou muito ocupados) para gerir as atualizações do seu antivírus. Se você atualizar o Kaspersky Internet Security para a versão 2015, no próximo ano ele irá atualizar-se automaticamente para a próxima versão de 2016.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias