Mantenha seus filhos protegidos: supervisione os aplicativos

Os celulares modernos e os tablets geralmente oferecem um universo de jogos e muitas crianças usam esses aparelhos apenas com essa função. Como você pode imaginar, nem todos os jogos

Os celulares modernos e os tablets geralmente oferecem um universo de jogos e muitas crianças usam esses aparelhos apenas com essa função. Como você pode imaginar, nem todos os jogos e aplicativos são apropriados para crianças: muitos deles contém cenas de violência, linguagem inadequada e obscenidades.

No entanto, os jogos não são o único perigo – muito aplicativos, mesmo baixado de lojas oficiais, podem conter informações indesejadas. Considerando este fato, é importante checar o dispositivo dos seus filhos o tempo todo, é provável que ao fazer isso constantemente a criança fique chateada. Mas há uma alternativa: usando uma solução especial de TI, você pode obter relatórios que contém informações sobre os aplicativos instalados pelos seus filhos, sem brigas.

Se você geralmente deixa seus filhos usarem seu celular ou tablet, certifique-se de que eles não terão acesso à informação confidencial como senhas, números de cartão de crédito e assim por diante. Se possível, use seus dispositivos na opção “modo crianças” para restringir as funções e o acesso aos dados. Este modo pode ser fornecido por uma solução de segurança independente ou dentro do próprio sistema operacional.

Também é uma boa idea não usar este dispositivo “compartilhado” para aplicativos de armazenamento ou dados que devem ser mantidos longe das crianças. Em muitos casos, uma senha forte, desconhecida para a criança, deve ser o suficiente para proteger pastas ou aplicativos que contém os seus recursos pessoais.

Muitas plataformas móveis permitem pagamentos com cartões de crédito, por exemplo, para comprar aplicativos através da loja oficial ou bônus adicionais em jogos online. Aconselhamos desativar esta função nos dispositivos das crianças ou anexar um cartão com o limite mínimo para compras contigenciais. Esta é a melhor maneira de usar um cartão de pagamento virtual – o que impedirá que os dados de pagamento mais importantes caiam nas mãos erradas em qualquer circunstância.

De acordo com pesquisas, 21% dos pais perderam dinheiro ou informações confidenciais armazenadas em seus dispositivos devido às atividades de seus filhos.

A Kaspersky Lab oferece um série de ferramentas para garantir que seus filhos estejam a salvo frente às ameaças cibernéticas em dispositivos móveis. Entre elas está o Safe Browser para iOS e Windows Phone, o Kaspersky Internet Security para Android e a solução de segurança especializada Kaspersky Safe Kids para Windows, Mac OS X, Android e iOS.

Também é importante lembrar que nenhuma tecnologia não proteger seus filhos por conta própria. Converse com eles. Mesmo as soluções de segurança mais confiáveis não substituem uma boa conversa. Deixe seus filhos saberem que você confia neles, para que eles não tenham medo de discutir os seus problemas com você.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas