Livre-se das barras de ferramentas suspeitas

Talvez isso já tenha acontecido com você alguma vez: um dia você abre o seu navegador de Internet e em vez de ir para a página inicial de costume, você

Talvez isso já tenha acontecido com você alguma vez: um dia você abre o seu navegador de Internet e em vez de ir para a página inicial de costume, você encontra a página de um buscador que você nunca viu antes. Depois, você percebe que a caixa de busca na barra de ferramentas desapareceu também. Foi substituída pelo mesmo site que você nunca viu. O pior de tudo é que você já fez todos os processos correspondentes no seu navegador e no seu sistema, até já reiniciou sua máquina e a barra de ferramentas ainda continua lá.

Este fenômeno é conhecido como BitGuard é um dos muitos membros de uma grande família de programas que incluem barras de busca como MixiDJ, Delta Pesquisa, SearchQU, Iminent e Rubar, entre outros. É um malware que geralmente vem anexado com downloads de software livre e que gera lucros econômicos através do “sequestro” do seu computador.

Segundo o site SecureList, esses programas funcionam da seguinte forma: os usuários tentam baixar qualquer tipo de programa da Internet como música, softwares, arquivos de vídeo que vem com drivers e instaladores de um programa associado. Quando o instalador é baixado, a barra de busca também é, às vezes com o consentimento do usuário e às vezes não, depende de cada programa.

A partir daí, os usuários são obrigados a usar os recursos de pesquisa da nova barra de ferramentas ou homepage. Uma vez que você usa esses buscadores, os usuários são direcionados para uma página com resultados de busca. Aí é o lugar onde o dinheiro entra em jogo: os anunciantes vão pagar para esses buscadores para que suas páginas apareçam no topo dos resultados, que, normalmente, são os anúncios mais visitados. Quando um usuário clica em um desses anúncios, os criadores destas barras de ferramentas recebem o seu pagamento.

No ano passado, o Google fez os seus melhores esforços para erradicar tais programas, no entanto, o problema ainda persiste.

Os usuários que tem esse tipo de software, primeiro devem tentar desinstalá-los do seu sistema. Em um PC, você pode fazer isso clicando em Iniciar, Painel de Controle e depois em Programas e Recursos. Aqui você vai encontrar uma lista de todos os programas que você tem instalados no seu computador e que você pode remover. No entanto, isso pode não resolver totalmente o problema. É por isso que você também deve desinstalar a barra de ferramentas do seu navegador. No Firefox, você pode fazer isso por meio do Menu de Ferramentas, na parte superior da tela. Em seguida, vá para a seção Plugins e, finalmente, selecione o programa que deseja desinstalar. Estes passos são semelhantes em outros navegadores.

Infelizmente, para algumas barras de ferramentas estas medidas são insuficientes. Nestes casos é necessário apelar para o Google (irônico não?!) para obter instruções específicas sobre como remover a barra de ferramentas. Cuidado porque tem sites que vão fazer você instalar software adicional para remover o que tem instalado no seu PC (olha a ironia novamente). Embora apareça uma solução simples e rápida, muitos desses programas contêm spam ou até mesmo malware.

As barras de ferramentas e acessórios indesejados tendem a infiltrar-se nos sistemas, porque, geralmente, os usuários permitem a instalação, mesmo sem perceber. Muitas vezes as pessoas não prestam atenção no momento de baixar ou instalar um software e só percebem o dano que causaram ao seu sistema quando já é tarde demais. O fator mais importante a ter em mente nestas situações é a importância de ter um antivírus forte, que irá alertá-lo do perigo que pode fazer com os programas que você está prestes a instalar. É interessante notar que muitos antivírus grátis instalam suas próprias barras de ferramentas. Por esta razão, é sempre aconselhável a utilização de antivírus pagos.

 

 

 

Tradução: Berenice Taboada Díaz

Dicas

Wi-Fi falso a bordo

Mesmo em altitude de cruzeiro, as ameaças cibernéticas ainda podem tornar sua vida digital turbulenta, como comprovado por uma prisão recente. Como se proteger a 30 mil pés acima do nível do mar?