Não é mais questão de luxo ter um PC para cada membro da família. A vovó quer ver como andam seus amigos do Facebook. A mãe comprar um vestido novo, enquanto o pai quer ver o futebol. Os filhos tentam completar o novo nível do Minecraft.
Enchemos nossas casas de PCs cada vez mais novos e caros. Um dia, do nada, seu computador já nada barato está pedindo mais dinheiro. Não, ele não está precisando de mais memória RAM ou espaço em disco; o dinheiro extra é simplesmente para que você tenha acesso a ele.
Você dá de cara com uma janela que diz o seguinte: “Seu computador está bloqueado. Pague essa quantia em dinheiro e desbloquearemos seu computador.”
Não culpe seu PC por isso, a culpa não é dele. Você foi vítima de um ransomware conhecido como locker. Esse malware bloqueia o acesso a seus dados, ou ainda desativa parcialmente seu computador. As pessoas responsáveis pelo vírus exigem resgate para a devolução de seu dispositivo em estado operacional.
Até mesmo se você pagar o resgate, não há garantias que receberá seus arquivos e PC funcionando completamente de volta. Você está lidando com criminosos, por que diabos eles seriam justos?
Para casos como esse, recomendamos o Kaspersky WindowsUnlocker, ferramenta gratuita que faz parte do Kaspersky Rescue Disk. É um software especializado na verificação e correção de PCs infectados.
O principal diferencial do Kaspersky Rescue Disk, especialmente o WindowsUnlocker, é que funciona independente do sistema operacional instalado, sendo capaz de lidar com os malwares que o interrompem. Caso seu PC já esteja bloqueado, você precisará baixar o Kaspersky Rescue Disk em outro computador e utilizar um drive bootável para executá-lo.
Como fazer isso:
- Baixe o Kaspersky Rescue Disk.
- Crie um disco de inicialização automática (instruções mais detalhadas nesse link). Você pode usar um CD/DVD ou um pendrive para criá-lo.
- Conecte ou insira o drive no PC infectado.
- Ao ligar seu PC, vá ao menu boot – no começo da inicialização, o computador exibe qual tecla deve ser apertada para acessar o menu boot – acesse o drive contendo o Kaspersky Rescue Disk 10. Espere até a instalação ser concluída.
- Execute o Kaspersky WindowsUnlocker.
- Para isso, use a tecla “K” no canto inferior esquerdo, escolha “Terminal” no menu, digite windowsunlocker e aperte Enter. Escolha a primeira opção “Unlock Windows” no menu.
Pronto, o Windows está se livrando do ransomware locker.
Quando o processo estiver finalizado, seu sistema será liberado. No entanto, ainda poderá conter fragmentos de lockers e outros ransomwares. Para se livrar deles (e de outros malwares e vírus), execute uma verificação completa do sistema. Você pode modificar alguns dos seguintes parâmetros:
- Defina parâmetros que vão verificar objetos por vírus. Existem duas configurações principais: o tipo de ação que o sistema irá executar quando encontrar o objeto desejado e o tipo de objeto que precisa ser verificado. Se você não tem muita certeza, confie nas definições padrão.
- Configure também parâmetros de atualização. O Kaspersky Rescue Disk precisa atualizar sua base de dados de antivírus, e aqui você pode escolher as fontes da atualização.
- Defina parâmetros adicionais. Esses normalmente dizem respeito aos relatórios e formas de armazenar objetos infectados.
- Receba mensagens quando existirem verificações e atualizações disponíveis.
Finalmente, verifique o status de performance do programa.
O Kaspersky Rescue Disk pode ser útil em diversas situações, mas, não se trata de uma solução permanente. Para se manter longe dos lockers, vírus, e outros tipos de ransomware, recomendamos que você instale um software que pode verificar seu sistema automaticamente. Por exemplo, o Kaspersky Internet Security, Kaspersky Anti-Virus, ou Kaspersky Total Security que podem proteger seu PC, e o Kaspersky Internet Security for Android que protegerá seu dispositivo Android.