O post de hoje é sobre algo de importância vital que por vezes não recebe a atenção que merece – a necessidade de respeitar os requisitos de sistema.
Desenvolvedores de software publicam em seus websites ou na embalagem do produto os requisitos de sistema necessários para que um programa funcione sem falhas . Uma vez que você comprou o programa, afirma que seu dispositivo preenche esses requisitos. É por isso que deve sempre saber estas configurações mínimas de sistema antes de comprar qualquer coisa. Este hábito vai te livrar de problemas no futuro.
Os produtos da Kaspersky Lab não são exceção. Eles possuem requisitos de sistema para hardware E software Quais são os aspectos que você deve prestar mais atenção? Vamos dar uma olhada nos requisitos do Kaspersky Internet Security.
Na imagem acima, marcamos em vermelho os itens que, se não cumpridos, causariam problemas. Explicaremos, detalhadamente, a importância de cada.
Vamos começar com o fenômeno do momento, considerando o lançamento do Windows 10: incompatibilidades do SO. Como podemos ver, a lista de sistemas operacionais suportados é longa. Até inclui o fóssil Windows XP.
No entanto, recebemos diversas reclamações sobre o fato de que nossos produtos não podiam ser instalados no Windows 10. Mas é preciso saber que nossos produtos são projetados apenas para sistemas operacionais lançados comercialmente.
Kaspersky Lab Forum em português: conte com a ajuda de experts | https://t.co/t3H4wftbBG pic.twitter.com/7YZTeg0IUt
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) October 29, 2015
Como você deve saber, o Windows 10 foi oficialmente lançado em 29 de Julho. As versões anteriores não eram finais. Tivemos o mesmo problema quando o Windows 8 apareceu. Na minha opinião, prévias de sistemas operacionais podem se tornar uma dor de cabeça, especialmente se você for um cliente corporativo.
Atualmente, as versões 2015 e 2016 de nossos produtos domésticos suportam o Windows 10, fato explícito nos requisitos de sistema. Com o Windows XP SP3 a situação é inversa. O número do ‘service pack’ é outro aspecto importante dos requisitos. Como você pode ter notado, o antigo pacote SP2 (muito usado em XP pirata) não se adequa.
Confira as novidades de nossa linha 2016! | http://t.co/dHbGPXDYuz pic.twitter.com/zQ2ERW2hax
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) September 30, 2015
O Windows 7 desatualizado também não se adequaria (aqueles que não utilizam SP1). Estas versões não são sequer recomendadas para uso por suas vulnerabilidades de segurança. Então, se você decidir instalar software de segurança da Kaspersky Lab, atualizar seu SO para uma versão mais atual e segura é a melhor sugestão.
Há casos em que o usuário tenta instalar um produto da linha doméstica em um sistema de servidor (Windows Server 2011). É importante ressaltar o termo “doméstico” que pressupõe o uso do produto em casa, com um Windows regular. Um SO de servidor necessita soluções de segurança específicas.
Produtos corporativos premiados por testes independentes #Kasperskywins | http://t.co/2Eh11sitZh pic.twitter.com/PqdzZAjbua
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) October 5, 2015
Nota-se que a maioria das incompatibilidades ocorrem quando um usuário está rodando um sistema operacional bem antigo ou está simplesmente ansioso para experimentar algo novo, mesmo que esteja muito distante do lançamento oficial.
Agora, vamos falar de outros aspectos dos requisitos de sistema. Se o sistema operacional é compatível, você deve prestar atenção as especificações mínimos do disco rígido: Espaço e memória RAM.
É bem óbvio que qualquer aplicativo necessita de espaço para instalar e armazenar arquivos. Os requisitos de sistema afirmam que nosso programa necessita de pelo menos 408MB. Mas para que outros aplicativos e o sistema operacional em si mantenham-se funcionais, algum espaço em disco a mais é preciso (talvez seja necessário armazenar arquivos temporários, por exemplo). Por isso que de 5GB a 10GB no diretório do HD preveniriam o mal funcionamento do sistema operacional em casos como este.
Como evitar dor de cabeça ao comprar #antivírus: preste atenção nos requisitos de sistema
Tweet
Além disso, a responsividade do sistema e do software dependem de RAM livre. Enfâse no livre. Isso quer dizer que em qualquer momento o computador deve ter 1GB (ou 2GB para sistemas 64-bit) de RAM disponível. Então, o total de memória RAM deve ser ainda mais alto.
Na maioria dos casos, aquele papo de que “Kaspersky só deixa seu computador pesado” significa que o usário decidiu instalar nosso programa em um laptop obsoleto com 512MB de RAM. Não é surpresa que o sistema comece a sofrer de lentidões frequentes. Lembre-se que seu Windows também precisaria de um pouco de “ar livre” em termos de RAM.
Existe mais um requisito específico: Conexão de internet.
Apenas lembre-se que você não deve instalar produtos domésticos sem conexão com a internet! Você não receberia atualizações e alguns dos mais novos recursos não funcionariam sem acesso. Não existem mais bases de dados em pendrives!
Como funciona a #cloud do Kaspersky Security Networks | http://t.co/gGQvs0bJtW pic.twitter.com/GiKS9iQhPB
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) October 9, 2015
E para fechar com chave de ouro, não podemos deixar de falar sobre os navegadores e Clientes de email. Ambos também estão incluídos nos requisitos de sistema, já que os encontramos diversas vezes causando problemas. Existem pelo menos duas razões para isso. Primeiro, o problema reside no Firefox e Chrome, os mais populares.
Os desenvolvedores desses browsers os atualizam com tanta frequência que é simplesmente impossível acompanhar o ritmo. Até discernir uma versão da outra é difícil. No fim, se decidíssemos acompanhar, precisaríamos de pacotes de atualização mensais e um departamento inteiro de programadores trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana para assegurar a compatibilidade.
Kaspersky Private Browsing: sua #privacidade online está protegida | http://t.co/swkbUoRvm5 pic.twitter.com/pOE5bUrab5
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) September 30, 2015
No entanto, nossa prioridade é fornecer a melhor proteção possível, e é por isso que não podemos custear esse departamento. Todavia, nos esforçamos consideravelmente para prover compatibilidade com navegadores. Nossa versão 2016 usa uma tecnologia com menos plugins, que permite que nosso produto funcione independentemente da versão do navegador.
Outro ponto é que gosto não se discute. Sabemos que existem navegadores baseados no motor do Chrome, como o Opera e Yandex entre outros. Esses browsers possuem usuários fiéis, porém não possuem expressividade numérica global, o que os torna pouco interessantes quanto ao investimento para prover compatibilidade. O mesmo se aplica aos clientes de e-mail.