Como você deve ter notado, temos uma nova imagem. Um corte de cabelo radical, se você preferir. Nós cortamos o “Lab” e agora somos apenas a Kaspersky.
Mas a nova imagem não consiste apenas em cortar algumas letras e jogar uma nova camada de tinta. Este é apenas o começo. Nossa nova missão é tornar o mundo um lugar mais seguro.
Este é o futuro dos nossos clientes: famílias, indivíduos e empresas de todos os tipos e tamanhos do mundo, desde as Ilhas Curilas até Kathmandu.
E como todo primeiro passo em viagens longas, começamos de casa. Nesse vídeo, Eugene Kaspersky, nosso fundador, explica a ideia por trás de nossa nova identidade.
Mas essa publicação não é apenas sobre os rumos da empresa. Para os fãs de tipografia, atraídos pelas linhas mais finas, e todos os interessados em conhecer a evolução da nossa marca, apresentamos aqui a história completa.
No começo era verbo
Nosso logotipo atual foi desenvolvido em 1997, quando a empresa deu seus primeiros passos. O logotipo (o nome da Kaspersky) usou as formas do alfabeto grego. A palavra “Lab” muitas vezes passava despercebida, ou algumas pessoas nem notavam. Nossos clientes sempre nos chamaram de Kaspersky, simples assim.
Como a popularização da Internet, precisamos de novos formatos. É uma maneira gentil de dizer que nosso logotipo, com seus triângulos vermelhos e sua fonte robusta, era difícil de ler em telas pequenas.
Nossa nova imagem
Agora, mais de duas décadas depois, decidimos mudar nosso logotipo. Criado em colaboração com a Moving Brands, o logotipo usa elementos individuais e fontes com precisão geométrica e matemática. Aberto, mas também seguro. As letras ‘a’, ‘p’ e ‘e’ simbolicamente conectam nosso passado na engenharia com nosso compromisso contínuo com a engenharia de tecnologia de precisão.
Cada detalhe do logo foi cuidadosamente desenhado para ser preciso, ficamos obcecados! Deixando de lado o simbolismo por um momento, removemos a palavra “Lab” porque nosso trabalho vai além do nosso conceito original de “laboratório de antivírus”.
Estamos muito animados com a imagem arrojada e nova, mas também clara, acessível e legível (em qualquer tamanho de fonte!).
Design para a era digital
O logotipo é o nosso principal identificador visual, mas para aplicativos móveis e o favicon do site, usamos a letra ‘K’. Caros fãs da tipografia, um detalhe para vocês: deixamos esta letra um pouco mais grossa para destacar sua relevância.
Mas a marca não se limita ao logo, né? Queremos que sua experiência com a Kaspersky seja completa, desde camisetas até o botão de interface de um cibersistema industrial. Por isso, projetamos nossa própria fonte, desenhada com o mesmo estilo de engenharia que você apreciará em todas as nossas novas comunicações. A nova fonte é chamada Kaspersky Sans. Ela foi adaptada para o uso em grandes e pequenos formatos, tanto no alfabeto latino quanto no cirílico.
Agora com novas cores
Desde a nossa criação, a nossa cor de assinatura sempre foi verde azulada escura. E foi uma escolha acertada, pois nos diferencia da concorrência. No rebranding, adicionamos algumas cores, adaptadas para o consumo de conteúdo digital em telas pequenas e grandes, para dar variedade à paleta e adicionar energia às nossas mensagens.
Design para imunidade
A Kaspersky é famosa pelo alto nível sem precedentes de soluções de proteção para pessoas e empresas em todo o mundo. Temos orgulho de nossas tecnologias de segurança. Para contar esta história, visualizamos a imunidade usando gradientes e texturas representativas do espaço seguro proporcionado pela Kaspersky.
Criamos cada imagem especificamente para um tema e contexto, mas todas compartilham uma linguagem visual que garante a unidade. A forma hexagonal associa-se aos ícones de nossos produtos, relacionando a nossa herança ao nosso presente.
Se você combinar as camadas de imunidade com engenharia, você terá um sistema de design flexível que se adapta a diferentes mensagens e audiências, mas de maneira uniforme. Abandonamos a estratégia de usar diferentes identidades visuais para nossos consumidores, pequenas e médias empresas e públicos corporativos. Agora, você terá contato com apenas uma única imagem do Kasperksy.
Rumo ao futuro
Este novo estilo visual é apenas o começo da nossa transformação. Em breve, lançaremos uma missão atualizada da marca renovada para o público de todo o mundo. Estamos ansiosos para ver como nossas equipes de marketing e parceiros criativos desenvolverão essa proposta.
Rumo ao futuro!
Adoraríamos saber o que você achou da nossa nova identidade visual. Você pode entrar em contato com nossa equipe responsável pelo gerenciamento da marca pelo e-mail brand@kaspersky.com.