O número de dispositivos inteligentes aumenta constantemente e cada novo produto nos aproxima de uma nova era da Internet das Coisas. Hoje não é um problema comprar uma cafeteira inteligente, um chuveiro de alta tecnologia ou um carro conectado. Foram até criados conceitos de móveis computadorizados, capazes de se transformar de acordo com as preferências do dono.
Assim como qualquer outro dispositivo conectado, esses gadgets inovadores terão de ser protegidos contra ciberataques. Infelizmente, os fabricantes raramente pensam em um desenvolver sistemas de segurança decentes antes que algo ruim ocorra. O lado negativo disso é que coisas ruins acontecem cedo ou tarde, e a lista de vítimas não incluem somente adultos, mas crianças também.
A Kaspersky Lab e a empresa com base na Suiça, WISeKey, uniram forças para tornar a Internet das Coisas mais segura. Com esta parceria, as empresas estão desenvolvendo autenticação e criptografia de dados que protegerão os wearables, ou dispositivos corporais. A ênfase principal é aplicar às coisas, que são objeto de preocupação de cada usuário, proteção tão segura quanta àquela utilizada em comunicação de transações financeiras.
#IoT e a cybersegurança da infraestrutura | https://t.co/ZsKcAKo5nj pic.twitter.com/mdDDPngIL8
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) December 17, 2015
A WISeKey é veterana no desenvolvimento de solução de segurança para a Internet das Coisas; por exemplo, a tecnologia “Cryptographic Root of Trust for IoT” já foi usada por 2,5 bilhões de computadores, navegadores, dispositivos de celular e certificados SSL.
Fabricantes renomados de dispositivos conectados, como a Bulgari, já integraram a solução da WISeKey em seus relógios inteligentes. Esse software permite conectar seu dispositivo a outros, como smartphones, e acessar aplicativos, dados pessoais e armazenamento em nuvem.
Nessa parceria, a experiência que a Kaspersky Lab agrega diz a respeito completamente a outra área. Fornecemos ferramentas para pagamentos seguros via celular. Nossas tecnologias permitem proteção multi-camadas das atividades financeiras online dos usuários as quais receberam notas altas em qualidade e confiança em testes independentes.
No fim de 2015 e começo de 2016, ocorreu uma série de ciberataques que tinham como alvo dispositivos conectados. Então, é óbvio que agora é a melhor hora para se estabelecer novos padrões de cibersegurança para dispositivos da Internet das coisas, e estamos felizes que poderemos contribuir nesse assunto juntamente com os colegas da WISeKey.