Kaspersky Internet Security para Android: Código Secreto vs. PIN

Ultimamente a nossa equipe do suporte técnico e do nosso fórum de discussão têm recebido uma série de consultas sobre um mesmo problema: város usuários, seguindo as instruções da nossa

Ultimamente a nossa equipe do suporte técnico e do nosso fórum de discussão têm recebido uma série de consultas sobre um mesmo problema: város usuários, seguindo as instruções da nossa base de dados, desinstalaram seu produto Kaspersky Internet Security para Android, ingressaram o código secreto e o telefone foi bloqueado. E agora o smartphone solicita um código PIN para desbloquear o dispositivo, mas eles não sabem o que fazer.

Obviamente, o usuário vê que existe uma relação desta solicitação de código PIN  com a recente desinstalação do produto Kaspersky, uma vez que ele tenta novamente inserir o código secreto. Mas como isso não funciona, o usuário pensa que pode ter digitado incorretamente, e tenta restaurar o código secreto – de novo.

O problema aqui está na má interpretação do processo de desinstalação. Na verdade, o produto já foi eliminado completamente do dispositivo e o bloqueio da tela não está relacionado com a Kaspersky de fato. Isto pode ser facilmente entendido se você verificar o desenho da interface que solicita que insira o PIN. A janela original do código secreto da Kaspersky se parece com isso:

secret-code-EN
O desenho da janela corresponde com o desenho geral do aplicativo e os botões têm apenas números. Já a interface do produto que aparece para os usuários é mais ou menos assim:

pin-kisfa

Em outras palavras, é um teclado de telefone padrão com números e caracteres. Há mais um detalhe que pode ajudar você a diferenciar ambas as telas. No primeiro caso, o nosso aplicativo solicita que o usuário insira um “código secreto”, no segundo caso, o smartphone solicita ao usuário que insira um “código PIN”.

Na maioria dos casos, este problema se dá quando o usuário conta com algum software de criptografia instalado no seu dispositivo. Por exemplo, se você comprou uma licença da Kaspersky Internet Security para Android, você o instala e, em seguida, no seu trabalho solicitam que você instale no seu telefone o aplicativo de segurança KNOX.

O problema é que o nosso software não é compatível com esta ferramenta. Se o software de criptografia já estava instalado no seu dispositivo quando você for instalar o KIS, nosso produto solicitará que você desinstale o aplicativo que gera o conflito. No entanto, se o KIS para Android já estava instalado, não aparecerá nenhuma notificação que informe o problema de incompatibilidade, a menos que você exclua o nosso antivírus.

Portanto, quando você ativa a função Anti-Roubo e insere o código secreto, você volta a criptografar o telefone com outro aplicativo, haverá duas senhas que bloqueiam o acesso ao sistema.

O Kaspersky Internet Security para Android pede que você insira o código secreto para confirmar a desinstalação do software

O Kaspersky Internet Security para Android pede que você insira o código secreto para confirmar a desinstalação do software. Depois que o programa foi removido, o mesmo deixará de funcionar definitivamente. Normalmente, nesse ponto o sistema deixa de solicitar senhas para realizar tal ação e reseta as que já foram utilizadas.  No entanto, isto não ocorre quando o dispositivo está criptografado.

Qual é a solução aqui? Há uma pequena chance de que você seja capaz de acessar o seu smartphone apenas pressionando Enter no teclado sem introduzir qualquer outro número. Em alguns casos, as senhas para desbloquear o telefone estão vazias desde fábrica. Mas se isso não funcionar, a única coisa que você pode fazer é ir para o que chamamos de “restauração forçada”, ou seja, redefinir o dispositivo para o estado de fábrica.

Este processo requer que o usuário pressione uma combinação específica de botões (que variam dependendo da marca e do modelo do smartphone). Isto irá apagar todos os dados armazenados no dispositivo, incluindo fotos, lista de contatos e arquivos multimídia. Isso é muito ruim, então eu gostaria que você nunca chegue neste ponto. A única forma de garantir que todos os seus arquivos estejam a salvo é realizar back-ups da sua informação com certa regularidade.

Além disso, você deve lembrar que instalar dois antivírus no mesmo dispositivo não o tornará mais seguro, pelo contrário, pode gerar vários problemas. O código secreto da ferramenta Anti-Roubo do KIS para Android é suficiente para proteger todos os seus dados.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas