O lançamento global do antivírus Kaspersky Free gerou bastante barulho, além de despertar diversas dúvidas. É chegada a hora de sentar e ver o que preocupa as pessoas ao redor do mundo.
Eis os seis mitos e questões principais sobre o Kaspersky Free.
1. Nada é de graça. Qual a pegadinha?
Para toda regra há uma exceção. O Kaspersky Free é uma solução de segurança completamente gratuita, que não exibe propagandas de terceiros. O software também não coleta seus dados pessoais, pois valorizamos sua privacidade.
Por que lançaríamos um antivírus gratuito? A resposta é simples. Com mais pessoas usando nossa solução, temos mais usuários protegidos; mais computadores contribuindo com nosso serviço de nuvem, o Kaspersky Security Network, de modo que poderemos detectar ameaças desconhecidas e reagir mais rápido em momentos de crise. É como em serviços que alertam sobre engarrafamentos: quanto mais gente usa, mais confiável se torna a informação.
Essa é a justificativa do ponto de vista comercial. Deixando essa de lado, temos nossa missão: estamos aqui para salvar o mundo. Agora, com nossa força de mercado e o alinhamento das estrelas, podemos lançar um antivírus gratuito, o que nos torna mais eficientes nessa missão.
2. Não tem porque instalar um programa gratuito. As funções mais importantes nunca estão lá.
Não dessa vez. É verdade que o pacote gratuito não é idêntico ao da solução premium, o Kaspersky Internet Security. As versões distintas possuem diferenças, claro. Entretanto, o Kaspersky Free inclui o essencial, o básico dos componentes de segurança – antivírus para arquivos, e-mail e web.
3. Acabei de comprar o Kaspersky Internet Security, e agora você diz que eu poderia ter a versão gratuita?
Comprou o Kaspersky Internet Security? Parabéns! Você adquiriu uma solução de segurança de primeira. Ele possui o mesmo motor de antivírus do Kaspersky Free, mas inclui funções adicionais, como segurança de pagamentos online (Safe Money), suporte técnico e camadas de segurança adicionais para proteção contra malwares de tudo quanto é tipo.
O Kaspersky Free fornece proteção básica, e o Kaspersky Internet Security deixa menos espaço para erros, digamos assim. Finalmente, o System Watcher do Kaspersky Internet Security torna o produto pago melhor no combate de encryptors e ameaças desconhecidas. Pense no Kaspersky Free como um colete à prova de balas. Usar o Kaspersky Internet Security é como estar atrás de uma parede de pedra – em um sofá confortável.
4. Venho usando outro antivírus gratuito há muito tempo sem problemas. Por que preciso de outro?
Nem todos os antivírus são criados iguais. Como já mencionamos, o Kaspersky Free usa a mesma base do Kaspersky Internet Security. Julgando pelo número de prêmios que recebemos de laboratórios independentes distintos, podemos dizer que nenhum outro produto compete com nossas soluções.
Portanto, o Kaspersky Free não é simplesmente mais um exemplar do tipo de proteção esperada de produtos antivírus gratuitos, mas sim uma garantia de uma utilidade antivírus de qualidade. Além disso, como mencionamos antes, não exibirá propaganda ou coletará seus dados.
5. O Kaspersky Free é só para o Windows. E o Android e o Mac?
É verdade, o Kaspersky Free foi lançado apenas para Windows.
Contudo, o Kaspersky Internet Security para Android já está disponível há um tempo, e a versão básica é gratuita.
Para usuários Mac, oferecemos o Kaspersky Internet Security para Mac apenas em sua versão paga.
Esperamos ter respondido a maioria das perguntas e esclarecido alguns dos principais mitos. Aproveite a solução de segurança de ponta de graça!
6. Qual a diferença entre o Kaspersky Free e o Kaspersky Internet Security?
Ambos compartilham o mesmo motor, a tecnologia básica de detecção. Porém, o KIS possui mais recursos, claro. Confira aqui.