Jay-Z Quer te Espionar

Caso você não saiba, há três dias Jay Z lançou seu mais recente álbum “Magna Carta… Holy Grail”  e durante o mês de julho os proprietários de dispositivos Samsung Galaxy

Caso você não saiba, há três dias Jay Z lançou seu mais recente álbum “Magna Carta… Holy Grail”  e durante o mês de julho os proprietários de dispositivos Samsung Galaxy puderam baixá-lo através de um aplicativo especial. O acordo promocional causou impacto quando foi anunciado, defininado uma tendência que poderia ser seguida em grandes lançamentos daqui para frente.

jayz_title

O que traria alguns problemas: Primeiro, muitos dos 20 milhões de usuários que baixaram a app tiveram dificuldades em acessar o álbum, algo que Jay Z atribuíu à demanda inesperada, o que basicamente, derrubou o sistema. O Centro de Informação de Privacidade Eletrônica (EPIC) apresentou uma queixa contra a Samsung junto a Federal Trade Commission (FTC), alegando que o aplicativo abusava da privacidade do usuário ao acessar uma série de informações não relacionadas. Incluindo  o acesso aos contatos e perfis em redes sociais, forçando os usuários a fazer login em Facebook e Twitter e postar alertas automáticos cada vez que novas músicas eram desbloqueadas.

Muitos aplicativos coletam informações, na maioria das vezes muito mais sigilosas do que os usuários imaginam.

 

Samsung se defendeu da queixa de EPIC com a declaração de que suas “solicitações estão alinhadas com os padrões de outros aplicativos. Samsung definitivamente não usa as informações de seus clientes, obtidas através de serviços de download, de forma inadequada”. Uma maneira que empresa encontrou para se defender dizendo que “Fazemos apenas o que todo mundo faz”.

E eles quase têm razão: Muitos aplicativos coletam informações, na maioria das vezes muito mais sigilosas do que seus usuários imaginam. Isso porque a maioria não lê atentamente os termos e condições dos acordos feitos ao baixar apps. Como autorizações para que esses aplicativos coletem dados de seus dispositivos que serão usados para marketing, envio de spam ou correio malicioso. Existem muito mais aplicativos nocivos para Android doa que para iOS, já que a primeira plataforma é muito mais pública. E por uma incrível coincidência foi justamente esta que e o aplicativo de “Holy Grail… Magna Carta” escolheu para ser executado.

A maneira mais segura de saber exatamente o que cada aplicativo permite é ler os acordos de privacidade e ter muito cuidado com as autorizações concedidas.

Dicas