Internet para maiores de idade

Nos anúncios do Skype vemos os avós/avôs muitos felizes em poder falar com seus netos  instantaneamente e no momento que quiserem. Tudo isso estaria perfeito se estas sessões do Skype

Nos anúncios do Skype vemos os avós/avôs muitos felizes em poder falar com seus netos  instantaneamente e no momento que quiserem. Tudo isso estaria perfeito se estas sessões do Skype funcionassem sem problema ou dificuldades, mas infelizmente se os pais e avós/avôs avô não estão familiarizados com a internet, as comunicações se complicam e é melhor voltar às visitas tradicionais do final de semana. Por isso, uma boa ideia é ensinar a eles como utilizar a internet com segurança.

Afinal, o que é o uso de um computador para seus pais e avós/avôs se eles não podem usá-lo para fazer chamadas de vídeo e ficar em contato com seus filhos ou netos? Mas, como é que vamos ensinar às pessoas do século 20 a usar a tecnologia do século 21? Vale a pena?

Sim, vale a pena! Isto porque além de ligar por Skype, as pessoas maiores de idade podem utilizar a internet para outras coisas, como:

  • Ler praticamente todo o jornal com o tamanho da fonte que eles desejam em poucos cliques e sem ter que sair de casa;
  • Ver televisão e escutar a rádio;
  • Encontrar números de telefone e os endereços que necessitam;
  • Realizar transações como pagar serviços públicos, transferências de dinheiro e outras operações financeiras;
  • Buscar ex colegas do colégio, do trabalho ou familiares através das redes sociais;

Claro que existem muitos manuais e tutoriais disponíveis para as pessoas maiores de idade, mas os problemas podem começar desde o ínicio, inclusive ao abrir o programa que eles querem utilizar.

Em primeiro lugar, é necessário ensinar a eles a identificar o que devem evitar na internet. A regra é simples: não clique em nada suspeito. Seus pais ou avós/avôs pode muito bem pegar o telefone e ligar para você assustados por acidentalmente terem lançado a configuração do servidor Proxy ou terem clicado em outras aplicações que desconhecem. Mas como eles poderiam reagir a algo mais ameaçador, como um malicioso web banner anunciando que eles têm uma mensagem ou que vírus foram encontrados em seu computador?

Você acha que as ferramentas padrão de proteção do Windows ou o antivírus gratuito são suficientes para salvar as gerações mais velhas dos ataques da engenharia social? Você gostaria que eles comprovem eles mesmos quando cliquem em algum link ou banner suspeito, quando baixem um vídeo ou quando são vítimas sem querer de outro tipo de ameaça na rede? Provavelmente, você não deseja que isso ocorra.

A regra é simples: não clique em nada suspeito

Dito isto, temos a certeza de que nosso produtos Kaspersky Multi-Dispositivo Internet Security tem uma série de proteções especiais que, quando combinadas, fornecem a melhor cobertura de segurança de Internet para os usuários de qualquer nível de conhecimento de informática.

No caso das pessoas maiores de idades, o primeiro que deve fazer é desativar todas as ferramentas desnecessárias. A mais recente aquisição ao nosso portfólio de tecnologia é o modo de “aplicativos confiáveis”. Nosso software tem um recurso que permite aos usuários executar uma série de programas de segurança e visitar quase todos os sites, enquanto o software desativa todos os downloads e instalações desconhecidas. Com esse recurso ativado, o sistema e os aplicativos e todos os outros programas de segurança serão executados normalmente e você tem a possibilidade de baixar todas as atualizações que necessitam. Essa proteção tem uma ferramenta própria que verifica a nossa lista de fontes confiáveis ​​de atualizações e websites. Em outras palavras, o nosso software tem uma lista dinâmica de fontes confiáveis ​​que são considerados seguros e nunca serão bloqueadas. Naturalmente, o nosso software também tem uma lista de fontes não confiáveis ​​que são considerados inseguros.

Você também vai querer ativar as funcionalidades Anti-banner e Anti-spam para proteger os idosos a não visualizar mensagens ou imagens não desejadas. Inclusive, você também pode considerar o uso de controles parentais. Geralmente controles parentais (como o nome indica) são usados ​​para limitar o acesso das crianças aos jogos de azar online, drogas ou pornografia. No entanto, é provável que seus avós não querem ver este conteúdo, mas podemos aproveitar essa ferramenta para que eles estejam a salvo de conteúdos inapropiados e não se cobertam em vítimas de cibercriminosos como o príncipe nigeriano (embora com qualquer produto Kaspersky Lab, esta situação já não é mais um problema).

O próximo passo seria ensinar a eles a fazerem compras online, mas este já é outro assunto…

Com todas essas recomendações, as máquinas já não serão um segredo para os maiores de idade e sim uma gerramenta de trabalho e lazer, além de ser uma alternativa a mais que a televisão e que tornará a vida mais fácil. Graças aos nossos produtos, não será tão dificil protegê-los do lado escuro da rede e, desta forma, estará garantido também a segurança e a estabilidade dos computadores e dos dados contidos neles.

Dicas