Cuidados com a espionagem por meio da sua webcam

As webcams permitem que os membros da família, amigos e colegas de trabalho se conectem cara-a-cara em qualquer lugar do mundo. Na última década, elas se tornaram tão populares que o

As webcams permitem que os membros da família, amigos e colegas de trabalho se conectem cara-a-cara em qualquer lugar do mundo. Na última década, elas se tornaram tão populares que o fenômeno de ver alguém que está a dezenas ou milhares de quilômetros de distância passou de um sonho fantástico a uma realidade comum que pode ocorrer desde a palma da sua mão, se você tiver um smartphone.

A questão é que você não é o único que pode usar a webcam no seu computador. Os cibercriminosos, por meio de um programa chamado Blackshades – que foi reprimido no início deste ano, pode facilmente hackear seu computador e usar sua câmera a vontade. Se você acha que não é real, em maio deste ano, a Miss Teen EUA 2013 teve sua webcam invadida e usada para tirar fotos dela nua.

Kaspersky instagram

Muitas pessoas não têm medo deste tipo de espionagem. Uma enquete que fizemos revelou que a metade dos entrevistados não protege suas webcams com um software de segurança e que 40% utiliza como medida de proteção algum elemento físico (uma fita, band-aid e assim por diante). No entanto, existem formas melhores de proteger a sua privacidade. As melhores soluções de antivírus protegem contra as últimas ameaças de malware – incluindo as invasivas, que buscam manipular sua webcam para te espionar.

A nova versão do Kaspersky Internet Security torna isso impossível ao lertar os usuários sempre que um aplicativo tente acessar a webcam. Além de permitir que o usuário configure as permissões para alguns programas de confiança (como o Skype ou Hangouts) e impeça que os apps que o usuário não habilitou usem a webcam.

Webcam_protection
Estas são boas notícias para qualquer um que use o laptop no seu quarto. Praticamente todos nós.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas