O Facebook introduziu recentemente um novo recurso conhecido como “Histórico de links”. Esta postagem explica o que é o Histórico de links, por que o Facebook o introduziu, motivos para desativá-lo e, o mais importante: como fazê-lo.
O que é o Histórico de links do Facebook?
Os aplicativos móveis do Facebook incluem um navegador integrado. Sempre que você clica em um link externo compartilhado no Facebook, ele é aberto nesse mesmo navegador. Recentemente, a rede social tomou a decisão de coletar os dados de histórico de todos os links em que você clica, utilizando-os para exibir anúncios direcionados.
Por que o Facebook precisa fazer isso? O Facebook não é apenas a maior rede social do mundo, mas também uma das plataformas globais de publicidade mais influentes, ficando atrás apenas do Google em escala e recursos. No passado, o Facebook usava cookies de terceiros para coletar dados sobre os interesses dos usuários e exibir anúncios direcionados. No entanto, o navegador mais popular do mundo, o Google Chrome, está gradualmente eliminando o suporte a cookies de terceiros.
O Google desenvolveu seu próprio método para rastrear usuários e direcionar anúncios, o Google Ad Topics. Esta tecnologia utiliza ativamente o navegador Google Chrome e o sistema operacional Android para coletar dados. Não muito tempo atrás, fornecemos instruções sobre como desativar o rastreamento do Google.
Agora, o Facebook decidiu rastrear os usuários usando o navegador integrado às diferentes versões do aplicativo móvel. Foi assim que nasceu o recurso de histórico de links. Mesmo que o Facebook destaque a conveniência de poder encontrar qualquer link que você já abriu a qualquer momento, o recurso não proporciona nenhum benefício adicional aos usuários. Se você não se sente confortável com a ideia de o Facebook rastrear suas atividades, pode desabilitar o recurso e, felizmente, o processo é simples.
Como desativar o Histórico de links do Facebook
Em primeiro lugar, observe que o Histórico de links só está disponível nos aplicativos móveis do Facebook. O recurso não está disponível na versão Web da rede social. Além disso, ele não está disponível no Facebook Lite, pois esse aplicativo não possui um navegador integrado. Ele também não está presente no aplicativo Messenger.
Quando um usuário abre um link externo na rede social pela primeira vez após a introdução do Histórico de links pelo Facebook, solicita-se o consentimento para usar esse recurso.
Como você pode imaginar, o Histórico de links é ativado por padrão. A maioria dos usuários provavelmente consente sem pensar muito, apenas para prosseguir e acessar rapidamente a página desejada e para evitar quaisquer solicitações adicionais do Facebook.
Se você já optou por usar o Histórico de links e agora deseja desativá-lo, há dois métodos fáceis para fazer isso.
Primeiro método para desativar o Histórico de links
- No aplicativo do Facebook, abra o Menu tocando no ícone de hambúrguer (as três linhas no canto superior direito no Android) ou no ícone Perfil no canto inferior direito no iOS.
- Vá para Configurações e privacidade: a maneira mais fácil é tocar no ícone de engrenagem.
- Role para baixo até Navegador e toque nele.
- Na janela exibida, desative a opção Permitir Histórico de links.
- Além disso, enquanto estiver nisso, toque no botão Apagar ao lado de Histórico de links.
Segundo método para desativar o Histórico de links
- No aplicativo, toque em qualquer link postado no Facebook. Isso abrirá o navegador integrado do aplicativo.
- Dentro dele, toque no ícone de reticências localizado no canto superior direito no Android ou no canto inferior direito no iOS.
- Acesse Configurações.
- Na janela aberta, desative o botão Permitir Histórico de links e toque no botão Apagar ao lado de Histórico de links.
Pronto. O Facebook não coletará mais seu Histórico de links. Ao seguir essas etapas, desative também o Google Ad Topics para evitar que o Google rastreie suas atividades on-line. Para evitar o rastreamento on-line, utilize o [placeholder Kaspersky Premium]recurso Navegação Privada[/placeholder] disponível nos aplicativos da Kaspersky.