Guia para proteger o tablet dos seus filhos

Eu tenho três filhos. O mais velho deles é tão maduro que utiliza o seu próprio laptop (protegido com uma ferramenta de controle parental) para evitar que que o seu

Eu tenho três filhos. O mais velho deles é tão maduro que utiliza o seu próprio laptop (protegido com uma ferramenta de controle parental) para evitar que que o seu irmão mais novo acesse qualquer conteúdo inadequado. As crianças mais jovens estão apenas começando a sua vida online através de um iPad, nesse sentido os pais conscientes devem se perguntar: “Como controlar o que os meus filhos fazem online?”

As crianças são loucas por tecnologia e é, justamente, por isso que deve existir um controle.  Sem o controle adequado, as crianças podem transformar esse interesse em obsessão, que pode levar ao isolamento cedo – uma das característica dos adolescentes -, com consequências imprevisíveis. Quando o problema já existe, separar os jovens do PC à força pode gerar uma situação com muitos conflitos.

A ideia de “controlar as crianças” é um conceito psicológico complexo e cada um dos pais escolhe ou inventa suas próprias maneiras de colaborar com os seus filhos. A habilidade para dosar com sabedoria a “diversão com o tablet” não é fácil, ela deve estar integrada com todo o sistema de educação.

Nesse sentido, é importante ressaltar que proibir as crianças de usar o PC é a pior opção. Você deve aceitar que o mundo das crianças é totalmente diferente do nosso. Os dispositivos eletrônicos são o centro do universo deles, por isso a gente deve ensinar aos nossos filhos os fundamentos do uso correto desses dispositivos, caso contrário existe a possibilidade deles nos excluírem deste mundo. Nosso grande desafio agora é encontrar o equilíbrio ideal entre educação e entretenimento e ensinar para ele ou ela os mecanismos de auto-controle relacionados ao uso do PC.

No entanto, a nossa história não é sobre psicologia infantil. A única coisa que queremos ensinar para você são alguns truques para configurar seu iPad e ajudar você a prevenir que seus filhos usem o tablet de forma excessiva e/ou vejam conteúdo impróprio.

Não há Internet, não há problemas 

Primeiro de tudo, é necessário eliminar completamente a possibilidade de que o dispositivo se conecte acidentalmente a Internet. Os meus filhos mais jovens ainda não sabem ler, mas é possível que executem o navegador web e vejam conteúdo impróprio para a sua idade.

Para resolver isso, basta ir até as configurações; “Restrições” e desative o acesso ao Safari. Infelizmente esta opção só funciona no navegador padrão, assim que se você tem outro navegador, a melhor opção é desinstalá-lo.

ipad-for-kids-1-en

 

ipad-for-kids-2-en
Quando os meus filhos crescerem, instalarei um bom navegador capaz de filtrar o conteúdo. Atualmente existem vários disponíveis na App Store, como o nosso Kaspersky Safe Browser, por exemplo.

Bloqueando sua carteira 

Não há nada grátis neste mundo. Os desenvolvedores dos apps gratuitos, como qualquer um de nós, buscam ganhar a vida com o seu trabalho. Portanto, os chamados “jogos gratuitos” sempre incluirão a possibilidade de realizar compras dentro do aplicativo. O que fazer para evitar possíveis compras indesejadas? Outra vez, nas “Restrições” a Apple incluiu outra função de grande utilidade:

ipad-for-kids-3-en
Para saber mais detalhes, clique aqui.

Cortina de Ferro 
Para matar todas os coelhos com um cajadada só ao verificar as caixas na seção Restrições, vou revelar um segredo: logo após passar por diversas situações com meus filhos, decidi desativar literalmente tudo: instalação/desinstalação app, iTunes, FaceTime, câmera e o acesso ao Siri. Se você precisar de algo desse conjunto de ferramentas, basta ativá-lo temporariamente.

Abracadabra e…. enfoque-se 

Há uma outra maneira elegante de controlar as crianças que são mais curiosas do que o normal: se chama “Acesso Guiado” (Configurações -> Geral -> Acessibilidade -> Acesso Guiado). Ele está projetado para manter um usuário focado em uma determinada tarefa, completamente livre de distrações, além de limitar o uso de um aplicativo por vez, ele também desabilita a opção de abrir outros aplicativos ao mesmo tempo.

ipad-for-kids-4-en-1024x768
Tudo sob controle

O “Acesso Guiado” tem uma série de características úteis. Por exemplo, você pode desativar a entrada táctil, o botão ‘Home’, a auto-rotação, o controle de volume, o teclado virtual, e até mesmo escolher partes ativas da tela como áreas selecionadas desenhadas para ícones de aplicativos, que não são seguras para as crianças.

ipad-for-kids-5-en
Pequeno Gnomo

Agora, a única coisa que dói mais é como limitar o tempo que seu filho passa com o tablet de uma forma elegante, de forma que não gere um ataque histérico com exigências para continuar com a diversão. Antes, para resolver este problema eu contava com a ajuda de aplicativos de terceiros, o que era uma abordagem ineficaz. Mas, salve a Apple! O iOS 8 agora tem essa capacidade integrada no “Acesso Guiado”.

Chamamos essa ferramenta de “Little Gnome” (é como se fosse um gnomo que vive no iPad). Este personagem se preocupa com as crianças, mostra filmes, diverte-os com os jogos, mas ele pode ficar cansado e precisa de um pouco de descanso. Com a função “Time limit” você pode estabelecer o tempo de uso do tablet para as crianças. Como funciona? A tela se apaga assim que o tempo terminar. O pequeno gnomo quer dormir um pouco!

ipad-for-kids-6-en

Nada mais além 

E a última dica de hoje é simples: não guarde  o seu trabalho no tablet que o seu filho usa. Você nunca pode adivinhar o que os mais pequenos são capazes de fazer, tais como tweets acidentais, fotos indesejáveis postadas no Facebook ou e-mails estranhos enviados em seu nome. Se você decidiu sacrificar um iPad para os seus filhos, é melhor você desistir dele para o seu bem e assim ele se tornará um dos brinquedos favoritos das crianças.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas