Dez anos do fã clube da Kaspersky Lab

Aeroportos proporcionam muito tempo para reflexão. Ao fazer uma viagem a negócios, normalmente sozinho, você se pega com bastante tempo sentado em que acaba pensando nas reuniões e eventos de

Aeroportos proporcionam muito tempo para reflexão. Ao fazer uma viagem a negócios, normalmente sozinho, você se pega com bastante tempo sentado em que acaba pensando nas reuniões e eventos de que participou. Passei por isso no aeroporto internacional de Sheremetyevo.

Estive em Moscou para celebrar o décimo aniversário do fã clube da Kaspersky Lab. Sim, é isso mesmo: temos um fã clube oficial que completou dez anos. Outras empresas também possuem fãs – a Apple por exemplo – mas não é lá muito comum que empresas possuam grupos extremamente engajados de admiradores. Então, por que com a Kaspersky Lab é diferente? E qual é a desse clube?

Para começo de conversa, nossos fãs fazem mais do que conversar em fóruns. Eles participam de testes de produtos e suporte técnico, trazendo uma experiência e base de conhecimentos inestimáveis aos nossos desenvolvedores. Os membros mais ativos participam de eventos corporativos e de outros Fãs Clubes, encontram ao redor do mundo e ainda dão entrevistas.

O evento mais recente celebrou os dez anos do nosso programa e incluiu um encontro entre os fãs, testadores beta, colaboradores da Kaspersky Lab, blogueiros, e nossos principais distribuidores. A participação foi realmente global, incluindo usuários do Cazaquistão, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldova, Lituânia, Estados Unidos e até do Brasil.

A celebração durou três dias – e não foi simplesmente uma festa com pizza (ninguém consegue comer por 24 horas, além de impossível, não é nada divertido). O evento foi cheio de atividades exclusivas e interessantes para corpo e mente.

O primeiro dia foi o mais movimentado. Ocupamos um espaço em que ocorreram diversas apresentações muito interessantes. Eugene Kaspersky, nosso homem biônico Evgeny Chereshnev e outros especialistas da Kaspersky falaram sobre nosso sistema operacional seguro, novos produtos e diversas outras questões curiosas, incluindo hacking e proteção de carros conectados.

Nem todo mundo gosta só de ouvir, não faltaram oportunidades para trocar ideias e jogar. A maioria dos fãs ativos se conhecem online há anos, o que tornou se conhecer e se comunicar pessoalmente ainda mais legal.

Também tivemos jogos de perguntas e respostas, os vencedores receberam prêmios incríveis. As perguntas variaram bastante. Por exemplo, você sabe quantas pessoas trabalhavam na Kaspersky Lab? Quando a empresa foi fundada (26 de junho de 1997)? Eles sabiam!

O evento principal do dia consistia em uma sessão de KIPS – O Kaspersky Interactive Protection Simulator – um jogo de tabuleiro da Kaspersky.

No KIPS, cada time joga como se fosse o departamento de segurança de TI de um banco. Todo banco possui um ATM, internet banking e outros serviços. Seu departamento precisa proteger recursos e serviços dos cibercriminosos, isso sem interromper o fluxo de dinheiro. Se você não fizer nada, os caras mal-intencionados rapidamente descobrirão como infectar seu banco com Trojans ou ainda roubar seu ATM para conduzir suas atividades maliciosas.

A atividade é complexa: recebemos a tarefa de atacar uma rede. Foi um dos jogos de tabuleiro mais interessantes e emocionantes que já joguei. Também deixou claro que todos precisam trabalhar em conjunto para atingir um objetivo. Infelizmente, meu time não foi bem sucedido.

O segundo dia foi cheio de atividades e boas impressões. O encontro começou com o “Moscow 2048 quest” que ocorreu em um espaço enorme. Dezenas de atores e decoração pós-apocalíptica ajudaram a criar o clima. O objetivo era sair do jogo obtendo um visto para Utopia – como no KIPS, também não ganhei.

A semana terminou com uma excursão/performance chamada “Moscou Remota”, iniciada em um cemitério e terminada no telhado de uma loja de departamentos entre risos e champanhe. No fim do dia, 90 geeks do Geek Picnic iluminaram nossa árvore “Network” com seus corações (bem, e com suas mãos também).

O terceiro dia teve como foco a ação social. Plantamos um corredor de tilias próximas à sede da Kaspersky Lab. Cada árvore recebeu um nome – “União”, por exemplo, já outra foi nomeada como “192.168.1.1.”. Também enterramos cápsulas do tempo com desejos para os futuros fãs da Kaspersky Lab. Depois disso, todo mundo caminhou pelos escritórios da companhia e aproveitou o papo.

Esses encontros são algo que todos nós queremos participar e pelos quais esperamos ansiosos. Eles também nos dão a oportunidade de receber uma resposta ativa dos usuários. Como retorno, os fãs aproveitam um pequeno período de férias onde podem relaxar, se conhecer e aprender uma coisa ou outra.

Você pode fazer parte do fã clube também. Fãs ativos podem acabar ganhando produtos da Kaspersky Lab gratuitamente, conhecer pessoas e participar de eventos como o aniversário.

 

Dicas