De acordo com um relatório da Nielsen, no que diz respeito à tecnologias móveis, usuários em diversos mercados tem uma coisa em comum: 40% do tempo que gastam em frente a uma tela é em atividades sociais e conversas. O mesmo relatório contém dados que demonstram uma forte preferência por aplicativos em detrimendo dos navegadores: um usuário comum do Facebook gasta dez vezes mais tempo na rede social via aplicativo.
A propósito, 4/5 dos usuários ativos do Facebook usam via celular e isso reflete o panorama geral. Então ainda que você odeie o Facebook Messenger, ele é o aplicativo mais importante para a companhia.
Há alguns dias o aplicativo foi reformulado e talvez veremos grandes mudanças no mercado: Zuckerberg oficialmente permitiu muitos aplicativos populares a operar dentro da plataforma do FB Messenger. Mais ou menos 700 milhões de usuários ativos já não precisam sair do seu aplicativo mais usado para enviar gifs e vídeos nas conversas, ou até mesmo comprar alguma coisa e se localizar.
Nesse caso a Ásia está muito mais avançada que o resto do mundo: todas as plataformas populares de mensagens da região já oferecem funcionalidades interessantes embutidas, incluindo compras online, pagamentos, exibição de vídeos e muito mais. Então se você acha que o F8 foi revolucionário, inédito no nosso mundo, veja o WeChat.
Well explained rationale on why the world is excited about #messaging apps #wechat #WhatsApp http://t.co/cBnpnZxSr0
— Ashish Rastogi (@ashu0802) 14 março 2015
Essencialmente isso faz com que outros aplicativos se tornem o que já se esperava: mecanismos super especializados de busca ao alcance dos dedos. A Google fica numa posição complicada porque hoje em dia é muito incoveniente trocar de aplicativo no celular para encontrar, copiar, trocar de aplicativo de novo e colar uma coisa que você precisa.
Possivelmente a Google vai perder uma grande quantia de dinheiro com essa novidade. Entretanto, Android representa uma fatia de mercado importante de atingir, e com tanta equipe disponível não será difícil estabelecer a plataforma de mensagens.
A boa notícia para os usuários é que se é uma competição saudável, instalar um segundo messenger não vai custar nada. Até la, tudo que a Apple tem que fazer é manter os clientes apaixonados por seus hardwares: uma questão de marketing, estilo e moda, mais que de tecnologia.
#Facebook #Messenger: a nova plataforma para comandar a todos:
Repetindo o velho mantra que softwares vão dominar o mundo, esquecemos que um software pode abocanhar o outro, menor.