Facebook Messenger: a nova plataforma que vai comandar a todos

De acordo com um relatório da Nielsen, no que diz respeito à tecnologias móveis, usuários em diversos mercados tem uma coisa em comum: 40% do tempo que gastam em frente

De acordo com um relatório da Nielsen, no que diz respeito à tecnologias móveis, usuários em diversos mercados tem uma coisa em comum: 40% do tempo que gastam em frente a uma tela é em atividades sociais e conversas. O mesmo relatório contém dados que demonstram uma forte preferência por aplicativos em detrimendo dos navegadores: um usuário comum do Facebook gasta dez vezes mais tempo na rede social via aplicativo.

A propósito, 4/5 dos usuários ativos do Facebook usam via celular e isso reflete o panorama geral. Então ainda que você odeie o Facebook Messenger, ele é o aplicativo mais importante para a companhia.

Há alguns dias o aplicativo foi reformulado e talvez veremos grandes  mudanças no mercado: Zuckerberg oficialmente permitiu muitos aplicativos populares a operar dentro da plataforma do FB Messenger. Mais ou menos 700  milhões de usuários ativos  já não precisam sair do seu aplicativo mais usado para enviar gifs e vídeos nas conversas, ou até  mesmo comprar alguma coisa e se localizar.

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Nesse caso a Ásia está muito mais avançada que o resto do mundo: todas as plataformas populares de mensagens da região já oferecem funcionalidades interessantes embutidas, incluindo compras online, pagamentos, exibição de vídeos e muito mais. Então se você acha que o F8 foi revolucionário, inédito no nosso mundo, veja o WeChat.

Essencialmente isso faz com que outros aplicativos se tornem o que já se esperava: mecanismos super especializados de busca ao alcance dos dedos. A Google fica numa posição complicada porque hoje em dia é muito incoveniente trocar de aplicativo no celular para encontrar, copiar, trocar de aplicativo de novo e colar uma coisa que você precisa.

Possivelmente a Google vai perder uma grande quantia de dinheiro com essa novidade. Entretanto, Android representa uma fatia de mercado importante de atingir, e com tanta equipe disponível não será difícil estabelecer a plataforma de mensagens.

A boa notícia para os usuários é que se é uma competição saudável, instalar um segundo messenger não vai custar nada. Até la, tudo que a Apple tem que fazer é manter os clientes apaixonados por seus hardwares: uma questão de marketing, estilo e moda, mais que de tecnologia.

Repetindo o velho mantra que softwares vão dominar o mundo, esquecemos que um software pode abocanhar o outro, menor.

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