É claro que os nossos produtos são frequentemente atualizados para defendê-lo contra as mais avançadas ameaças de malware e os golpes dos cibercriminosos, que não cessam as tentativas de prejudicar os sistemas dos nossos clientes. No entanto, existem alguns casos em que antes de defender você, temos que atacar o malware em primeiro lugar.
Por exemplo: você instala o antivírus Kaspersky em um sistema tão infectado que é impossível limpá-lo ou você baixa o Flash Player e/ou um banner que bloqueia completamente o sistema. Para problemas como estes, nós temos a solução: Kaspersky Rescue Disk.
Também conhecido como “disco de recuperação de emergência”, este produto é perfeito para situações em que é extremamente problemático eliminar o malware.
O #Kaspersky Rescue Disk ajuda a reanimar o seu sistema operacional no caso de ele ser alvo de ataques
Tweet
Como o Kaspersky Rescue Disk é baseado no sistema operacional Linux OS, não existe a possibilidade de que vírus opere neste ambiente.
Outra boa notícia é que, para criar o disco de restauração de emergência, você não precisa de nenhum hardware especial ou habilidades específicas. É só ter uma unidade USB e seguir as instruções.
Removing malicious software with @kaspersky Rescue Disk #trojan #virus #malware pic.twitter.com/ZPdfIV98OC
— Realtor Tech Guru (@RealtyTechGuru) marzo 25, 2013
Então, você criou o disco. Qual é o próximo passo? Depende. Se você tem que lidar com a infecção de um produto por malware, a primeira coisa é atualizar os bancos de dados das últimas assinaturas de antivírus e, em seguida, escanear o HD.
Se o objetivo é eliminar um vírus sequestrador (ransomware), é provável que você precise fazer uma tarefa extra: assuma que o nosso produto não está instalado no seu PC. Para usar uma cura rápida para restaurar o sistema, a Kaspersky Lab desenvolveu um utilitário especial chamado Windows Unlocker. Ele está incluído no pacote de Restauração de discos de emergência e é facilmente executado através da execução de um simples comando em um terminal regular baseado em Linux.
Cuidado para não fazer nada estúpido. O Rescue Disk é eficaz em 100% dos casos, como o vírus é escrito nos mesmos tópicos do registro responsável pelo lançamento do sistema operacional. De fato, agora o Kaspersky Internet Security oferece uma capacidade de impedir tais bloqueadores de se infiltrarem no seu sistema:
Tudo o que posso fazer agora é fazer você se lembrar: utilize a versão recente do programa antivírus e não se esqueça de atualizar os aplicativos em execução no seu computador para evitar situações em que você tem que executar uma série de ações extras para resolver problemas que poderiam ter sido prevenidos.
Há maneiras de se usar um disco de restauração de emergência contra os vírus. No entanto, eu gostaria de falar sobre mais um, menos típico, método de usar esta ferramenta.
Muitas vezes ouvimos dos nossos usuários situações que eles enfrentam quando o seu teclado ou mouse (ou outros dispositivos de entrada USB) param de funcionar quando o nosso produto é excluído do sistema. Dificilmente é possível a utilização de tal sistema e é, por isso, necessário reinstalar e atualizar a versão do Windows.
Mas, primeiro, você precisa para obter a função de dispositivos. O algoritmo é praticamente o mesmo que o utilizado para eliminar banners, exceto pelo comando diferente: usbrecover.
Note que você pode baixar o Kaspersky Rescue Disk em qualquer computador (menos dispositivos). Assim, mesmo se o seu PC está gravemente doente, bloqueado ou danificado, você pode sempre aproveitar a ferramenta para resolver seus problemas cibernéticos.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias