Nós já falamos sobre keyloggers – ferramentas de malware que interceptam a entrada de registro a partir do teclado. Toda vez que você digita suas credenciais para entrar em uma rede social ou no site do banco on-line, você coloca o seu dinheiro ou dados confidenciais em risco. Nos artigos anteriores, aconselhamos que você use o teclado virtual para eliminar o risco de intercepção de dados. Desta vez, gostaria de abordar um recurso para proteção adicional durante a entrada de dados. Quantas vezes você entra em um site e coloca seus dados de forma automática sem tomar precauções? Os cibercriminosos aproveitam esse descuido e, por isso, necessitamos de uma ferramente que nos lembre que é necessário utilizar o teclado virtual sempre que seja possível.
O Kaspersky Internet Security 2014 oferece um componente para a entrada segura dos dados. Uma vez que você configure esta função, você será notificado de que a entrada do teclado seguro está habilitado cada vez que você digitar sua senha na web:
Para configurar a proteção de dados adicionais para senhas digitadas em todos os sites ou apenas em algumas categorias de sites, execute as seguintes ações:
1 . Reinicie o seu PC após a instalação do Kaspersky Internet Security 2014. O componente da entrada segura de dados é ativado por padrão depois que o software estiver instalado e o computador for reiniciado.
2 . Abra a janela principal do aplicativo e clique no link Configurações (no canto inferior direito).
3 . Vá para o guia Avançado e selecione Entrada Segura de Dados.
4 . Certifique-se que a caixa de entrada do teclado seguro está selecionada e clique no link Editar categorias.
5 . Selecione as caixas de seleção das categorias de dados privados para os quais você deseja ativar a proteção adicional contra keyloggers.
O componente Entrada Segura de Dados evita apenas a interceptação de dados pessoais quando se trabalha com os seguintes navegadores:
• Internet Explorer 8-10
• Google Chrome 22.x – 27.x
• Mozilla Firefox 16.x – 26.x