Entre as muitas variedades de vírus que existem, tem alguns que são mais sofisticados que outros. Em vez de atingir diretamente seus alvos, o que fazem primeiro é neutralizar a proteção do seu computador para bloquear o seu antivírus, em seguida se estabelecem no seu sistema operacional. Isso que é necessário uma proteção para o próprio antivírus? E esta proteção deve ser permanente? Nós vamos responder essas perguntas nesta dica da semana.
O componente de Autodefesa do Kaspersky Internet Security 2014 bloqueia todas as tentativas de mudar ou eliminar arquivos, processos de memória ou eventos do antivírus.
O componente de AutoDefesa é ativado segundo a função padrão. No entanto, existem situações onde você deve desativá-lo. Vamos dar uma olhada nessas situações:
Você instalou o Kaspersky Internet Security 2014 e se dá conta de que o espaço do disco começou a diminuir. Então olhe a pasta Kaspersky Lab:
- ОС Windows XP: C:Documents and SettingsAll UsersApplication DataKaspersky Lab
- ОС Windows Vista/7/8: C:Program DataKaspersky Lab.
Si você encontrar um ou mais arquivos com a extensão *.log, então é bem provável que o rastreamento esteja habilitado no aplicativo (para obter informações detalhadas sobre como verificar se o rastreamento está habilitado e desativá-lo, consulte nossa página do suporte técnico).
Se você tenta eliminar estes arquivos com o Autodefesa ativado, o componente vai considerar suas tentativas não autorizadas e não o deixará fazer isso. Para isso é necessário desativar temporariamente o componente de Autodefesa.
Não esqueça de ativá-lo novamente depois para garantir um trabalho estável e seguro do seu antivírus.
Para ativar/desativar o componente, faca o seguinte:
- Abra o Kaspersky Internet Security 2014, clique em Configurações na parte inferior direita da janela.
- Na janela de Configurações, selecione Adicional e clique em AutoDefesa.
- Se o seu aplicativo é protegido por senha, insira antes e clique em Continuar.
- Marque ou desmarque a caixa de seleção Habilitar Autodefesa.