Nós amamos as webcams, elas nos ajudam a romper as fronteiras da comunicação virtual. Através do Skype, por exemplo, você pode ter uma entrevista de emprego, uma aula de idiomas ou uma conversa com sua avó sem sair do seu apartamento. Mas você já imaginou que você “pode estar sendo filmado sem saber?”. Infelizmente, é assim. Os cibercriminosos podem acessar a sua webcam para ver você e para roubar seus dados.
Os engenheiros da Kaspersky Lab recomendam que, para eliminar todo tipo de vulnerabilidade de sua webcam, você faça o seguinte. A versão 2015 do Kaspersky Internet Security possui a função que bloqueia o acesso ao seu vídeo. Como posso usá-lo?
O Kaspersky Internet Security classifica todos os aplicativos instalados no seu computador com base na confiança dos seguintes grupos:
• Aplicativos confiáveis
• Baixa restrição
• Alta restrição
• Aplicativos não confiáveis
Por padrão, o Kaspersky Internet Security bloqueia o acesso de todos os aplicativos Não confiáveis e de Alta Restrição. Se uma aplicação de Baixa restrição tenta acessar sua câmera, o antivírus restrita o antivírus pedirá a permissão para dar ou não o acesso.
Por exemplo, se o Skype (que geralmente está categorizada como Aplicativo confiável tenta acessar sua webcam, o Kaspersky Internet Security irá conceder o acesso, mas o usuário verá a seguinte notificação:
Se a aplicativo de Baixa restrição tenta assumir o controle da câmera, o KIS 2015 irá notificá-lo sobre a ação suspeita e perguntará se você deseja realizar a ação:
Para mais informações sobre a proteção Webcam no Kaspersky Internet Security 2015, consulte este artigo na nossa Base de Dados.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias