É muito conveniente usar o Wi-Fi gratuito de um café, parque ou aeroporto. Mas será que é totalmente segura essa rede? Vamos ver quais os riscos que você pode encontrar nas redes públicas de Wi-Fie como usá-las com segurança.
Geralmente, as redes públicas de Wi-Fi não estão protegidas. Elas costumam usar o protocolo de criptografia muito simples ou até mesmo não fornecem criptografia. Nesses casos, suas informações confidenciais (por exemplo, senhas, números de cartão de crédito ou mensagens instantâneas) podem ser interceptadas por hackers. Além disso, os hackers podem alterar o conteúdo que você transferir, por exemplo, exibir uma página alterada para você ou fornecer um aplicativo infectado em vez de um legítimo.
Toda vez que você se conectar à redes Wi-Fi, o Kaspersky Internet Security verifica cada uma delas em busca de vulnerabilidades.
Se uma rede Wi-Fi não é segura, o aplicativo exibirá uma notificação de que você está se conectando em uma rede que não é 100% protegida.
Você pode ativar ou desativar as notificações de detecção de Wi-Fi vulneráveis. Para fazer isso, abra as configurações do Kaspersky Internet Security e vá para o Centro de Proteção -> Firewall. Na visão Firewall, marque ou desmarque as caixas de seleção:
• Notificar de vulnerabilidades ao se conectar à rede Wi-Fi. Se está opção estiver ativada, o KIS exibirá uma notificação se for detectada uma vulnerabilidade na rede doméstica ou pública.
• Bloquear e alertar sobre a transmissão insegura de senhas através da Internet. Com essa opção ativada, o Kaspersky Internet Security bloqueará a tentativa de envio de uma senha através de uma rede pública ou privada de Wi-Fi.
Para mais informações sobre a segurança da rede Wi-Fi, consulte os artigos da Base de Conhecimento da Kaspersky Lab.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias