É possível que jamais você tenha pensado nisso, mas quando você tem que escanear seu PC a procura de vírus, o processo parece uma competição de biatlo. Em um biatlo você pode pegar todos os objetivos e não ser o primeiro em atravessar a linha de meta ou você pode ser o primeiro, mas ter uma precisão de tiro muito mais longe da excelência. Para ganhar, você pode ser o mais rápido ou o mais preciso. A mesma coisa ocorre com as análises de Antivírus. Qual opção você deve escolher para proteger melhor o seu computador: análises rápidas ou análises completas? Vamos explicar a diferença entre essas duas opções neste artigo.
O Kaspersky Internet Security permite vários tipos de exames. Abra o menu principal do aplicativo, selecione Análises. Escolha o tipo de análise, no lado direito da janela.
1) Análise Completa: faz um escaneamento completo do todo o sistema. Por padrão, verifica os seguintes itens:
– Memória do sistema
– Programas carregados na inicialização
– Sistema de backup
– Banco de dados do e-mail
– Disco rígido, meios de armazenamento removíveis e unidades de rede
2) Análise Rápida: faz um escaneamento dos itens carregados no início do sistema, na memória e nos setores de inicialização.
Se a Análise Rápida não consegue detectar alguns malware, informa se o seu computador está infectado com algum vírus.
A Análise Completa requer muito tempo e consume muitos recursos do sistema, mas é muito útil na hora de detectar todos os vírus conhecidos. É aconselhável realizar um escaner completo a cada semana. Ele pode ainda ser programado para ser executado em um tempo conveniente, por exemplo, durante a noite. Não se esqueça de atualizar o banco de dados do seu antivírus regularmente. Os antivírus precisam renovar seus bancos de dados constantemente para detectar qualquer tipo de malware no seu PC:
3) Análise Personalizada: esta opção faz o escaneamento de qualquer arquivo ou item do sistema escolhido pelo usuário. Você pode encontrar os detalhes de esta opção aqui
4) Análise de unidades removíveis: protege o seu computador de malware que infectam os computadores através de unidades de armazenamento removíveis.
Tradução: Berenice Taboada Díaz