Diário do Homem Biônico 004: a Força de Jedi

Hoje nós vamos relacionar a implantação do experimento da Kaspersky Lab com um conceito compreensível e culturalmente relevante: a utilização da força de Jedi™. Isso pode surpreeendê-lo, mas com o

Hoje nós vamos relacionar a implantação do experimento da Kaspersky Lab com um conceito compreensível e culturalmente relevante: a utilização da força de Jedi™.

Isso pode surpreeendê-lo, mas com o atual nível da tecnologia, o uso da Força de Jedi não é realmente algo tão difícil de levar para a realidade. Leon Theremin introduziu um dos principios mais apropriados para esta experiência na década de 1920. Se acontecer de você ter visto ou ouvido um instrumento musical chamado o Teremin, você sabe do que eu estou falando. Para aqueles que não estão familiarizados com este aparelho, aqui está uma demonstração muito divertida do princípio apresentada pelo doutor Lee Cooper:

Ao conectar o Poder de Jedi com aplicativos do mundo real, o Teremin pode não ser o melhor exemplo. No entanto, Kinect One, uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft que é capaz de rastrear os movimentos do corpo humano com grande precisão, é uma combinação perfeita.

Na maioria das vezes, estes controles são utilizados principalmente para jogos, ainda que não sejam esclusivos para isto. Se você quer saberr mais detalhes, confira este vídeo em que o chefe da equipe de desenvolvimento do projeto na Microsoft, Kareem Choudhry, demonstra as capacidades da mais recente geração de Kinect:

 

Assim, se uma pessoa cria um mecanismo motorizado especificamente para a porta e sincroniza os processos de Kinect com o software do motor, seria possível abrir e fechar portas um simples movimento da mão.

De todas formas, há uma importante função que o Kinect não é capaz de fazer: identificar o usuário com total confiança. Aqui é o lugar onde nosso biochip entra em jogo. Ele sinaliza para o sistema que sou eu, especificamente, que está tentando abrir a porta e que eu tenho permissão para fazer isso.

É importante dizer que o sistema ainda não é perfeito e que ainda não está pronto para um desenvolvimento comercial, uma vez que inda falta realizar centenas de provas tais como comprovações de chaves, mecanismos de segurança, usabilidade e licenciamento.

No entanto, na prática estes são pequenos obstáculos. O mais importante é que esta tecnologia, inventada por George Lucas em 1970, está realmente acontecendo hoje! Vamos todos contribuir para este projeto: na caixa de comentários abaixo, deixe suas próprias sugestões sobre como usar a Força de Jedi, ou qualquer outro conceito de ficcão-científica, na vida cotidiana. Juntos, vamos libertar o mundo de fechaduras e chaves, transformando “Jedi” em um termo da vida real com significados biônicos e pessoas com mentes nobres.

E, evidentemente, o Sith aparece também.

Confira todas as nossas histórias:

Diário do Homem Biônico 001 – A história de como implantaram um chip no meu corpo

Diário do Homem Biônico 002 – O momento em que o chip começou a se mover dentro do meu corpo

Diário do Homem Biônico 003 – O dia que quebrei a proteção do meu smartphone

OBS.: Eu não me esqueci que a última vez que eu escrevi eu mencionei que queria mostrar para vocês uma demonstração em vídeo de mim entrando no escritório da Kaspersky Lab sem usar chaves. Infelizmente, ainda não aconteceu, porque os bloqueios que foram enviados funcionam em uma faixa de freqüência diferente. Essas coisas acontecem, e agora estamos esperando os novos bloqueios serem entregues. Eu irei demonstrar o processo assim que eu puder em um dos próximos episódios.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas