Você já comprou todos os seus presentes de Natal e Ano Novo? Já reservou as passagens de avião e os hotéis para curtir as férias? Aposto minhas botas que muitos ainda não concluíram a maioria destas etapas e terá que dedicar o tempo livre das férias para buscar as melhores oferta. É muito importante manter a calma para não se tornar uma vítima de uma campanha de phishing durante esse período de festas
Em 2014, 51% das pessoas que vivem no Reino Unido e na Alemanha compraram presentes online e interagiram com os fornecedores através de diferentes canais online (site, e-mail, redes sociais) para fazer uma escolha, obter descontos ou receber informações sobre as mercadorias. Além disso, no Reino Unido, África do Sul e Alemanha, um em cada dois consumidores usam smartphones para fazer compras online.
I got a great deal on cyber Monday yesterday!… I had $1300 stolen from my checking account and spent at some… http://t.co/MjVFYf8pQ6
— TJRH (@tincupscc) December 2, 2014
O aumento do comércio móvel atrai tanto hackers quanto usuários: além de ser fácil realizar pagamentos desde smartphones, também é fácil hackeá-los e roubar dados bancários. Por que isso acontece? Por falta de consciência em termos de cibersegurança. Somos agéis para comprar a partir dos nossos dispositivos, mas costumamos nos esquecer da segurança que essa ação necessita.
How ironic, the crime reporter has his bank account stolen. Following up on this breaking story in true first-person fashion.
— Daniel J. Gross (@DanieljGross) December 18, 2014
Mas como uma pessoa prevenida vale por duas, hoje escrevemos um resumo das campanhas mais populares de phishing durante as férias, assim como algumas dicas para preservar a sua segurança.
Cartões de felicitações enganosos
Todos nós gostamos desses cartões de Natal coloridos, bonitos, engraçado e até mesmo animados. Recebê-los ou dá-los é muito divertido, até que um vírus trojan aparece. Por exemplo, você pode receber um cartão enviado, até então, por uma empresa conhecida que solicita que você baixe um arquivo em anexo que aparnta ser inofensiva, mas na realidade está inefctado por um vírus que pode chegar a atacar o seu PC e assim roubar seus dadados bancários.
Descontos online perigosos
A maioria das ofertas online das companhias aéreas, operadoras turísticas, lojas online, etc. no estilo “bom demais para ser verdade” podem trazer consigo algum tipod e fraude e conter algum software malicioso em anexo. Inclusive, tenha cuidado quando receber unidades de USB de presente: eles podem ter um surpresa desagrádavel.
O preço da compaixão
Você recebeu uma solicitação por e-mail para doar dinheiro para idosos solitários ou crianças órfãs? Tenha cuidado! Pode se tratar de um golpe.
Um chapéu de Santa virtual
Os jogadores costumam ser vítimas comuns de campanhas de phishing. Os hackers roubam dados bancários, itens de jogo e personagens de alto nível para ganhar dinheiro rápido. Eles podem fazer isso de várias maneiras, por exemplo, enviando um trojan disfarçado de protetor de tela de um item poderoso.
Todos esses métodos são realmente eficazes quando um usuário se esquece das regras de segurança. Portanto, mantenha a calma e esteja atento!
Cuidado com o Wi-Fi público
Você já viu este vídeo feito pela CNN Money? Mostra claramente como é fácil hackear, por exemplo, um e-mail ou contas do Amazon e, assim, descobrir as credenciais bancárias através de uma rede Wi-Fi pública.
Se você deseja enviar dinheiro…
…para apoiar crianças ou animais de estimação, obter descontos ou reservar um quarto para as suas férias, não clique em links suspeitos (muitas vezes há alguns “erros de ortografia” no endereço do site). Digite o endereço do site manualmente e procure a promoção que você está interessado na página de Notícias.
Não faça download de qualquer conteúdo pirata. E se o fizer, utilize um antivírus e siga as recomendações.
Feliz Natal e Feliz Ano Novo para todos nós!
Tradução: Juliana Costa Santos Dias