Provavelmente você já ouviu falar sobre a segurança do iOS e como a Apple controla a sua App Store. Eles têm realizado um bom trabalho desde o lançamento do iOS, ao bloquear e filtrar materiais de má qualidade – até hoje foram registrados poucos incidentes com aplicativos maliciosos. Mas isso não tem sido suficiente para impedir que desenvolvedores mal intencionados publiquem aplicativos falsos na loja. O objetivo deles é o mesmo dos criadores de malware móvel: roubar o seu dinheiro, fazendo com que você compre gato por lebre.
Estas aplicações falsas tentam chamar a sua atenção oferecendo recursos que originalmente não existem no iOS, como bloqueio de chamadas indesejadas ou alteração da tela de bloqueio. A pergunta é: como esses desenvolvedores foram capazes de publicar esses aplicativos falsos ignorando o rígido controle da Apple? Bom, realmente não sabemos a resposta.
Em uma simples pesquisa do recurso “bloquear chamadas” no iTunes Store aparecem duas aplicações falsas, como estas que custam $ 4,99 e $ 1,99, respectivamente:
Esses aplicativos são falsos porque é impossível que uma aplicação de terceiros bloqueie chamadas na atual estrutura do iOS 6. Encontramos esses aplicativos publicados na iTunes Store dos EUA, México e Brasil – locais onde vários usuários estão pedindo o dinheiro de volta ao terem percebido que foram vítimas de fraudes.
Outro aplicativo falso publicado na iTunes Store do México oferece – de maneira absurda – um scanner de impressões digitais usado para controlar o acesso e o bloqueio do dispositivo. Essa é outra característica que não existe nos atuais iPhones (somente no 5S lançado hoje):
A boa notícia para os usuários do iPhone é que a Apple deseja implementar novas funcionalidades no novo iOS7, como o bloqueio de chamadas indesejadas. Então, se você estiver procurando por esse recurso é só esperar chegar o novo sistema.
Para evitar perdas associadas com esses aplicativos falsos, sugerimos a todos os usuários do iOS que antes de comprar apps, leiam os comentários e verifiquem as classificações. Além disso, desconfiem de características mágicas que não existem – nenhum aplicativo é capaz de fazer o que a própria Apple não permite.
Se você for vítima de um aplicativo falso, entre em contato com a Apple e averigue a possibilidade de reembolso do dinheiro perdido, seguindo estes passos:
• Abra o iTunes e selecione o link iTunes Store na coluna da esquerda;
• Perto do canto superior direito, clique na seta ao lado do seu nome de usuário (endereço de email) e, em seguida, selecione a opção Conta;
• Na metade da rolagem da tela, clique no botão Histórico de Compras;
• Na parte inferior da tela, você vai ver o seu histórico de compras App Store – clique no botão Informe um problema;
• Localize a fatura do iTunes com a aplicação que você gostaria o reembolso e clique no link Informe um problema
• Preencha o formulário e não se esqueça de fornecer dados detalhados, quando terminar clique em Avançar
Se a razão do seu pedido de restituição for válida, a Apple deve responder dentro de poucos dias e realizar o reembolso no prazo de uma semana.
Não se deixe enganar pelas aplicações falsas e esteja seguro!