Crônica criminal de setembro: transcurso de primavera

Setembro chegou ao fim e está na hora de checar os progressos das forças policiais e da comunidade de especialistas para encontrar hackers ou cibercriminosos e colocá-los no lugar certo:

Setembro chegou ao fim e está na hora de checar os progressos das forças policiais e da comunidade de especialistas para encontrar hackers ou cibercriminosos e colocá-los no lugar certo: atrás das grades.

 

busted_title (1)

verb       O sabe tudo

As vastas extensões da Rússia não são estranhas para o bizarro. Um exemplo     recente envolveu um morador da região de Volgograd, que foi preso e condenado por vários crimes incluindo práticas xamânicas e espalhar malware.

Em uma pequena empresa familiar, o peculiar Azamat Verbitsky desempenhou o papel de xamã enquanto extorquia dinheiro de vítimas inocentes no seu tempo livre. Aparentemente seu tambor e seus rituais não lucravam o suficiente, por isso, em paralelo, começou a enviar vírus (Cavalo de Troia) a bancos. No entanto, ele teria se saído melhor no seu trabalho cotidiano, já que a tentativa de ser um ​​fraudador virtual logo atraiu a atenção da polícia. A propósto: Kaspersky Lab desempenhou um papel ativo na sua captura. Pelo que parace, durante os próximos sete anos, Azamat terá que desistir de brincar de xamã e criador de vírus.

 

hacking (1)      Cachorro velho, truques novos

Você tende a pensar que o cibercriminoso, em geral, é um jovem prodígio. É por isso que, aos 62 anos de idade, Michael Musachchino se destaca na multidão. O ex-empregado da Exel Serviços de Transporte (Texas), obviamente, queria se manter ocupado e complementar a sua pensão iniciando um negócio próprio. O problema era encontrar a base de clientes correta. Então, onde ela estava? É isso mesmo: no banco de dados do seu antigo empregador. Musachchino invadiu a rede corporativa da sua antiga empresa e realizou um pouco de espionagem industrial. No entanto, ele subestimou o serviço de segurança da empresa e esse descuido teve consequências. E parece que o juiz do caso tinha senso de humor, pois vendo o réu de 62 anos de idade, lhe deu uma sentença de 63 meses.

 

 

51e728b0acb02eabb8ed25d572b9c33cVida de casado ou vida de detento?

 

Essa foi a escolha feita diante do juiz, no caso do hacker John Anthony Borell III de Toledo (Ohio, EUA). Ele não só cometeu um crime, como também se casou um pouco antes de ser pego. O juiz disse que leu o seu caso “com interesse e tristeza” e sentiu pena do hacker, por isso a sentença foi suave: três anos em uma prisão perto de casa. Mas, além disso, proibiu o recém casado de ter qualquer contato com armas e drogas, ordenou visitas a um psiquiatra e o pagamento de uma indenização de U$D 227,000 para os donos dos sites prejudicados. Assim, segundo o juiz, John sairá da prisão com a consciência limpa. Sem contar que a prisão não fica muito longe de casa, e isso facilitará para que sua esposa o importune regularmente sobre a dívida. A propósito: alguns especialistas dizem que John Anthony Borell III também tem ligações com o grupo Anonymus.

 

barclays+bank    U$ 2,1 milhões divididos por 8

Recentemente, um grupo de oito assaltantes foi pego no Reino Unido depois de um roubo no Barclays Bank. Não houve nada de especial na abordagem deles: para ter acesso à rede corporativa passaram como funcionários do banco e instalaram um equipamento especial que permitiu que eles roubassem US $ 2,1 milhões. O caso ocorreu no mês de abril, mas os assaltantes só foram presos em meados de setembro – depois que o alarme foi disparado pelo serviço de segurança do banco ao perceberem a ausência do dinheiro.

 

dept_justice (1)   Para a Romênia com amor por dinheiro

Dois cidadãos romenos foram presos nos EUA por vários crimes relacionados a computadores. Entre 2009 e 2012, a dupla cortou centenas de terminais POS, ao carregar um software malicioso que permitiu que eles interceptassem os dados das transações e detalhes do cartão de banco dos clientes. Oficialmente, foi divulgado que eles haviam encontrado e utilizado vulnerabilidades em 250 terminais. Cerca de 100 mil romenos foram afetados pelas ações e a perda total chegou a US$ 17,5 milhões. A escala e a quantidade do prejuízo gerado pela dupla impressionou o tribunal tanto que o líder Adrian-Tiberiu Oprea pegou 15 anos de prisão e seu cúmplice Lulian Dolan sete anos.

 

 

Game over!

O hacker Dmitry Shashkin de Moscou roubou as senhas de jogos online pagos. Pode não parecer, mas este tipo de serviço é capaz de produzir um substancial rendimento. Um tribunal da cidade condenou o hacker a 28 anos e oito meses de prisão. Ele foi julgado em dois artigos do Código Penal Russo: 273 (uso de programas de computador maliciosos) e 272 (acesso ilegal a informações de computador).

 

Dicas