A mais recente versão do Internet Explorer, o IE 10, foi criada para impedir que a atividade on-line seja rastreada por anunciantes potenciais. Mas isso não é suficiente para impedir que esses anunciantes o façamde alguma forma.
Isso porque o maior servidor da Web do mundo, o Apache (com uma fatia de mercado aproximada de 59,4%), está preparando seu sistema para ignorar a configuração de privacidade conhecida como DNT (“Do nottrack”, não rastrear) na versão mais recente do navegador-referência da Microsoft. O Internet Explorer 10 está em via de ser lançado com o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, em outubro.
Um dos cofundadores do projeto Apache afirma que faz objeções à configuração DNT no IE 10 da Microsoft não por ela existir, mas por ser ativada por padrão. Ele afirma que tais configurações de segurança geradas pela máquina não indicam as preferências reais do usuário e, por isso, deveriam ser ignoradas.
A Microsoft, naturalmente, discorda dessa concepção e informa que, apesar de a configuração DNT estar ativada por padrão, os usuários têm a opção de desativá-la durante a configuração do Windows 8 Express Settings. Mas, como o Apache planeja ignorar a configuração DNT também no IE 10, os usuários que selecionarem a configuração DNT continuarão a ser afetados.
A configuração DNT da Microsoft relaciona-se ao padrão DNT que está sendo desenvolvido pelo World Wide Web Consortium (W3C), o recurso mais próximo de um órgão regulador disponível na internet, para ajudar a dar aos usuários da rede maior controle sobre as informações que compartilham on-line.
Embora muitos usuários da internet cada vez mais exijam privacidade on-line, os simpatizantes dos sistemas de rastreamento dizem que o lado positivo da atividade on-line registrada é criar experiências da web mais personalizadas para os usuários.
Quanto aos outros navegadores, o Google Chrome não oferece suporte ao recurso DNT (embora ele exista em uma extensão do Google que pode ser baixada pelos usuários) e o Mozilla Firefox adota como padrão não oferecer opções ao usuário.