Como se livrar de um Adware

Como estudante, eu lembro que tinha um trabalho de tempo parcial que consistia em administrar e dar manutenção em computadores para pequenas e médias empresas. O tempo passou e, no

Como estudante, eu lembro que tinha um trabalho de tempo parcial que consistia em administrar e dar manutenção em computadores para pequenas e médias empresas. O tempo passou e, no entanto, os bons momentos daquela época ainda continuam vivos, principalmente quando eu visito meus familiares que usam o PC diariamente sem dar nenhum tipo de manutenção nele.

Há algumas semanas, um dos meus familiares me pediu ajuda com a sua máquina: um laptop muito poderoso e atual. Depois de fazer uma revisão precisa, identifiquei que algumas partes dos recursos informáticos estavam sendo utilizados por “ajudantes de página inicial” e “painéis de busca”. Eles eram acompanhados por um adware malicioso que mostrava banners enormes e irritantes em cada página web que você abria. Depois de duas horas, consegui solucionar este problema, o sucesso foi graças também ao fato do meu familiar ter instalado na máquina o Kaspersky Internet Security.

Tragam os anúncios!

Por que estes avisos são maliciosos? Basicamente por duas razões: em primeiro lugar, porque consomem muitos recursos do PC. Em segundo lugar (e mais importante) porque constitui uma forma de fazer publicidade invasiva. Qualquer adware é, na verdade, um tipo de malware, à medida que os banners são mostrados em cada página web e imitam o conteúdo nativo.

Só depois de ter visitado alguns sites com os quais eu estou familiarizado eu consegui entender a complexidade do desastre que estavam diante de mim. Meia dúzia de anúncios foram injetados em cada página web, localizados – por exemplo, no fundo ou ao lado do texto principal. E o dono da máquina é, ao que parece, o proprietário do site e o suficientemente ganancioso para encher cada centímetro da página com adware.

https://twitter.com/TopSportingTip/status/554575686724489216

Esta funcionalidade “super-útil” requer até 300 MB de memória por cada navegador e consome até 2/3 da carga do CPU. Só mais uma coisa que você pode observar: não há nenhuma maneira universal para se livrar dela.

Indo embora voluntariamente

A tentativa de deter estes bastardos que pediam recursos por meio do Gerenciador de Tarefas foi bem sucedida. Durou mais ou menos 10 segundos, em seguida, muitos deles regressaram e continuaram vulnerando a capacidade de processamento do PC. É importante esclarecer que fazer uma desinstalação através do painel de controle teve, também, suas limitações. Só os programas com “classe”, como Yandex e as barras de buscas do Yahoo desapareceram voluntariamente. Os dois programas mencionados acima pareciam ter estado consumindo uma pequena parte dos recursos. Declaração: tal software não era demandante em termos de capacidade de processamento, apesar de que havia cinco dele, com o qual eral cinco programas que realizavam as mesmas tarefas e lutavam para se converter na página inicial.

Isto é o que acontece a um PC com os 10 programas mais populares do download.com instalados simultaneamente. Imagem cortesia de Howtogeek.com

Isto é o que acontece a um PC com os 10 programas mais populares do download.com instalados simultaneamente. Imagem cortesia de Howtogeek.com

No entanto, os “ajudantes de busca” (sem nome) eram peças de adware, impressionantes e resistentes: ou estavam fora da lista de programas instalados ou eram impossíveis de apagar pela vias tradicionais: uma mensagem de erro aparecia cada vez que se fazia uma tentativa.

Dizendo adeus aos programas teimosos

Os usuários proficientes podem fazer a “dança do dedo” (não, eu não estou me referindo a esta dança, fanáticos do GoT), que consiste em apagar manualmente todos os arquivos dos apps em três segundos, depois de deter as tarefas na memória do PC. Mas, um método mais eficiente seria utilizar nosso Kaspersky Vírus Removal Tool (KVRT). Se trata de um antivírus gratuito com funcionalidade básicas de análises e eliminação de malware.

Um método mais eficiente seria utilizar o nosso Kaspersky Vírus Removal Tool (KVRT). Se trata de um antivírus gratuito com funcionalidades básicas de análises e eliminação de malware

No meu caso, o KVRT excluiu dois componentes infectados por adware e depois de reiniciar o PC, ele se recuperou com fluidez e velocidade. Também consegui me desfazer de duas barras de ferramentas que, por sorte, ofereciam a opção de desinstalação, mas que não eram detectadas como malware.

Mais uma reinicialização e o PC está quase completamente limpo. Tudo que você precisa fazer em seguida é executar algumas tarefas rotineiras como apagar os arquivos temporários da internet e desfragmentar o disco rígido.

A raiz de todos os males

Então, de onde é que vem todos estes banners maliciosos que não é possível apagar? Eu levei só uns segundos para adivinhar: um olhar rápido no escritório (desktop) era suficiente para entender a resposta. O escritório estava repleto de jogos gratuitos.

infested-games-desktop
O altruísmo não é uma característica da comunidade de desenvolvedores de jogos, isto porque porduzir um jogo moderno é muito caro e para os criadores é necessáro recuperar o dinheiro invertido. Neste sentido, se os desenvolvedores decidem não faturar diretamente com as vendas do jogo, é porque o dinheiro chega por outros caminhos. Por exemplo, pode ocorrer uma parceria com redes de publicidade e motores de busca.

Basicamente, é através do software gratuito que as barras de ferramentas e os assistentes de busca se filtram no seu computador. Este modelo de negócio não é ilegal, mas também nem sempre funciona como deveria.

Geralmente, os usuários de PC não se preocupam com a instalação de cinco barras de ferramentas diferentes. Aqui é onde a competição saudável entre este software poderia ser de uso: um assistente de instalação de uma barra de ferramentas poderia servir para detectar outros softwares similares em conflito.

O mesmo ocorre no mundo dos antivírus: dois antivírus não poderia conviver pacificamente em uma mesma máquina.

Como evitar instalar adware na sua máquina?

É muito mais simples evitar a instalação do adware do que eliminá-los. As dicas abaixo podem te ajudar:

1. Sempre baixe aplicativos a partir da página web oficial do desenvolvedor, e não a partir de agregadores de software.

2. Preste atenção em cada janela de Assistente de Instalação ao instalar o software e desmarque todas as caixas que sugerem que você instale programas adicionais.

3. No assistente de instalação, clique em “Opções avançadas”. Aí você encontrará as opções para desabilitar a instalação de softwares e complementos adicionais.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

 

Dicas