Como o Kaspersky Internet Security protege você do ransomware

O ransomware é um tipo de malware que sequestra arquivos dos usuários e exige resgate de suas vítimas. A abordagem mais eficaz no “sequestro” de arquivos é criptografá-los e oferecer

O ransomware é um tipo de malware que sequestra arquivos dos usuários e exige resgate de suas vítimas. A abordagem mais eficaz no “sequestro” de arquivos é criptografá-los e oferecer as chaves de decodificação como forma de resgate. É por isso que ele também é conhecido como cryptoware.

Na verdade, o ransomware é um dos grandes problema atuais em termo de segurança informática. E novos exemplos de ransomware se espalham diariamente. Há um grande número deles lá fora: CryptoLocker, TorrentLocker, PrisonLocker, Cryptowall, CoinVault, TeslaCrypt, CTB-Locker e assim por diante.

Há uma boa razão pela qual este tipo de malware é popular entre os cibercriminosos: é um negócio muito rentável com plano de ação muito claro e ganho direto. Os cibercriminosos infectam os computadores das pessoas, bloqueam seus arquivos, pedem um resgaste para desbloqueá-los e os usuários que valorizam seus arquivos pagam o que pedem, é basicamente isso.

Os criadores do ransomware melhoram constantemente os seus produtos e implementam técnicas cada vez mais enganosas para obter lucros. Por exemplo, o ransomware moderno esconde seus servidores de comando em Tor, o que torna muito difícil para os pesquisadores em segurança cibernética recuperar as chaves de criptografia.

Os cibercriminosos ainda oferecem suporte para as vítimas para que elas possam fazer o pagamento facilmente. Isto é, sem mencionar o trabalho “pesado”que eles têm criando “soluções de distribuição” para seu malware, como campanhas de spam e phishing, enormes botnets, etc.

Em poucas palavras, o ransomware é muito rentável para desaparecer. Ele está aqui para ficar e nós devemos aprender a viver com ele.

A opção mais eficaz para se proteger do ransomware é fazer backups de todos os seus arquivos importantes regularmente. Se você não tem nada a perder, não há nenhuma maneira para que os cibercriminosos force-o a pagar o resgate.

O Kaspersky Internet Security oferece uma outra opção que você pode chamar de”‘backup em tempo real”. A idéia central não é tão complexa: se o produto Kaspersky detecta alguma modificação estranha de seus arquivos, ele imediatamente cria novas cópias desses arquivos para impedir que eles sejam “roubados”. Em seguida, ele examina o software que tenta modificar os arquivos. Se forem realmente suspeitos, então ele bloqueia.

Do ponto de vista do usuário é muito simples, como você pode ver neste vídeo:

Se você já é usuário do produto Kaspersky, tudo que você precisa fazer é se certificar que seu Kaspersky Internet Security está configurado corretamente.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas