Atualizado: Os príncipios para o processamento dos dados dos usuários pelas soluções e tecnologias de segurança da Kaspersky Lab spodem ser encontrados aqui.
A abordagem da segurança baseada em nuvem não é uma novidade, mas tem chamado bastante atenção ultimamente, muito provavelmente porque tudo hoje está “na nuvem”. Contatos do smartphone, fotos, e-mails, música, filmes e livros geralmente são armazenados em um lugar, que não é no seu computador ou seu dispositivo móvel.
Nós recebemos muitas perguntas sobre “como funciona” ou “por que vocês não usam apenas a segurança em nuvem, se é tão bom”. Vamos tentar responder a algumas das perguntas mais comuns. Mas, para manter as coisas simples, nós tentamos evitar todos os termos técnicos, exceto um – o próprio – “segurança em nuvem”.
O que há com a nuvem?
“Nuvens” se referem ao armazenamento ou processamento de dados em algum lugar, tornando o acesso à informação conveniente, além de conectar as pessoas para um benefício mútuo. O que é a “segurança em nuvem”, então? Nossa própria implementação de um modelo de segurança em nuvem é chamado Kaspersky Security Network. E aqui vamos explicar como ele realmente funciona.
Se você tem, digamos, o Kaspersky Internet Security instalado no seu PC ou Mac, ele continuamente verifica se há alguma infecção. A tecnologia de segurança “tradicional” faz a maioria do trabalho offline e às vezes baixa uma atualização da Kaspersky Lab. Esta abordagem tradicional exige cerca de uma hora para responder a uma nova ameaça.
Saiba como funciona a #segurança do Kaspersky Security Networks #KSN
Tweet
Em um mundo moderno uma hora pode ser tempo demais. E se o arquivo que você está abrindo ou site que você está carregando não pode ser considerado malicioso imediatamente, mas parece suspeito para o nosso produto? É aí que o Kaspersky Security Network entra em ação.
Usando esta rede de segurança em nuvem, você pode perguntar a outros usuários, se eles viram um objeto semelhante recentemente. Se era suspeito também? Você também pode pedir aos nossos especialistas em segurança (esses caras estão trabalhando 24/7 em diferentes países), o que eles pensam sobre isso. Com base nessa conversa da rede de segurança em nuvem, você receberá o conselho: ei, esse arquivo ou site é muito suspeito, é melhor você não abri-lo.
É claro que você não fará todas essas perguntas pessoalmente, o que seria muito complicado. Nossas soluções de segurança fazem todo esse trabalho automaticamente. De um ponto de vista técnico, é um pouco mais complicado, mas agora você começa a saber a idéia central sobre como funciona o Kaspersky Security Network.
Em suma, para algumas dessas ameaças cibernéticas o KSN reduz o tempo de resposta (ou seja, o tempo entre um cibercriminoso iniciar um ataque ao tempo em que o ataque é bloqueado) de horas para minutos!
OK, parece legal. Por que as empresas de segurança não usam apenas a tecnologia em nuvem?
Sem outras tecnologias tradicionais, o Kaspersky Security Network não poderia ser eficiente. Nossa solução de segurança é como um detetive particular atribuído ao seu computador. Ele é capaz de detectar a maioria dos ataques usando sua expertise e ferramentas.
The Wonders of #Whitelisting (as Opposed to #Blacklisting) – https://t.co/WqmaKfmT6O #security #antivirus
— Kaspersky (@kaspersky) October 17, 2014
A segurança em nuvem ajuda a trazer este resultado ainda mais rápido. No entanto, o envio de todos os dados para a nuvem, em vez de consultar sobre alguns objetos suspeitos poderiam consumir seu plano de dados e levar muito tempo para processar – e nós não queremos isso.
Meus dados pessoais estão seguros? Como processá-los?
Sim, é completamente seguro. Mais do que isso, falando em termos de privacidade, o Kaspersky Security Network não processa qualquer dado pessoal. Ele obtém suas fotos, documentos ou e-mails, mas não os armazena. O nosso objetivo é olhar para objetos suspeitos, mais especificamente, e analisar como os cibercriminosos estão conduzindo seus ataques e bloqueá-los.
Na verdade, o Kaspersky Security Network é projetado para processar o mínimo de informação possível. E as razões para isso são boas: nós queremos fazer a transmissão de dados muito rápida e segura (ou seja criptografada).
Nossa regra geral é que usamos o Kaspersky Security Network para, digamos, identificar as ameaças mais comuns em um determinado país e para proteger melhor os nossos clientes nesse país. Mas nós não rastreamos um usuário particular.
Check out our new interactive map of online threats http://t.co/evG9cGhBXw #cyberthreats #KSN
— Kaspersky (@kaspersky) March 24, 2014
Posso optar por sair do Kaspersky Security Network? E se eu sair meu computador ficará vulnerável?
Sim, você pode desativar o Kaspersky Security Network (ou ligá-lo novamente) a qualquer momento. Quando você opta por sair, nosso produto para de enviar dados de você para o sistema de nuvem. Isto não vai diminuir o seu próprio nível de proteção, você estará recebendo as mais recentes atualizações em qualquer caso.
No entanto, a segurança em nuvem funciona um pouco como a vacinação em massa, porque o comportamento de malware de computador é muito semelhante ao dos vírus biológicos. Quando algumas pessoas evitam-o, ele não vai afetar a saúde pública (ou a segurança no nosso caso).
Quando a maioria para de usá-lo, todo mundo se torna vulnerável. Assim, a participação no Kaspersky Security Network também é importante porque ajuda a tornar o mundo cibernético um lugar melhor e mais seguro. Mas decidir fazer parte neste esforço é um decisão definitivamente sua.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias