Os vendedores de automóveis têm uma reputação de serem muito resumidos. Até mesmo as pessoas comuns que vendem seus próprios carros mostram uma tendência para a superficialidade. A Internet também é um lugar muito decadente. Então, quando você vai comprar ou mesmo vender um carro online, você está pisando em alguns terrenos bastante sombrios. Sem mencionar que você está prestes a gastar uma grande quantidade de dinheiro em algo que – estatisticamente falando – é muito perigoso. Então, como atravessar todos esses obstáculos e encontrar um carro decente a partir de uma fonte confiável por um preço razoável?
Bem, é sempre bom saber algumas coisas sobre carros mas vamos supor que você não sabe nada. Além disso, ajuda a saber algo sobre como realizar compras seguras online, que é onde eu acho que nós podemos ajudar.
Segundo o que pude observar, você tem duas opções: você pode comprar um carro de uma empresa cujo negócio é vender de carros ou você pode comprar um carro de um cara que postou algumas fotos do seu carro no Craigslist. O mesmo vale se você está vendendo.
Se você vai comprar um carro de uma empresa como Carmax, que afastou muito seu negócio da Internet, o Cars.com ou AutoTrader, então você está fazendo uma aposta bastante segura (especialmente se você estiver buscando um carro novo). Que eu saiba, estas empresas compram carros usados também, consertam o que precisa ser corrigido e depois vendem por um preço um pouco mais alto. Em um site como o Craigslist ou eBay, você está assumindo mais de um risco, mas também é provável que você encontre melhores oportunidades.
Então, vamos começar com os negócios respeitáveis, porque é mais fácil. Se você está determinado a comprar um carro ou mesmo vender um em um negócio online, não há realmente muito com o que se preocupar. Você navega no site, encontra um carro que você gosta e decidir se quer comprá-lo. Daí, você vai até onde está o carro (ou até o lugar onde foi enviado) e vai testar dirigí-lo. Todas as transações – tantao se você está comprando ou vendendo – provavelmente ocorrerão na concessionária.
De fato, isto é realmente importante: a realização de uma transação na vida real (em lugar da online) não significa necessariamente que a transação seja segura (pensa nos ataques de violação de dados de destino e ponto-de-venda). Dê uma olhada no lugar. Se ele parece de pouca confiança, é porque provavelmente não é confiável. E você não vai querer passar seu cartão de crédito em uma empresa que não te dá confiança.
Provavelmente, a maioria de nós não vai comprar um carro com dinheiro na mão, de modo que provavelmente tenhamos que tomar um empréstimo. Esta é a parte em que você realmente deve estar preparado. Eu não posso impedi-lo de comprar um carro terrível (embora eu ouvi que um relatório da Carfax poderia ajudar), mas eu posso tentar impedi-lo de tomar um empréstimo horrível. Eu não recomendo nenhum específico, mas qualquer que seja a fonte do empréstimo que você está prestes a assinar verifique-o com o Better Business Bureau. Na verdade, você provavelmente deverá ir até a concessionária com o Better Business Bureau também (isso não vai ajudar se você estiver fora dos EUA, mas estou certo que há alguma agência de proteção ao consumidor no seu país). Dependendo do seu crédito, você vai acabar pagando uma taxa de juro de algo entre cinco e 15% (mais ou menos). Se você está sendo solicitado para pagar mais de 20%, então ou você tem uma qualificação de crédito verdadeiramente terrível ou você está sendo enganado.
As transações mais interessantes são aquelas que ocorrem em sites como o Craigslist ou eBay. No final da venda, como você pode saber se o comprador não está pensando em roubar o seu carro? No final da compra, como você sabe se o vendedor não está tentando roubar o seu dinheiro? Em ambos os casos, como você sabe que essa pessoa estranha que você conheceu na internet e está prestes a conhecer na vida real não está tentando matá-la? Você não tem como saber, embora eu admita que a última parte é um pouco exagerada.
Não dê informações pessoais para essas pessoas. Tenha cuidado ao clicar nos links dos anúncios ou em e-mails que enviam, porque eles podem conter malware. No passado, recomendamos a criação de contas de e-mail descartável. Isto pode ser um bom momento para isso. Na verdade, você pode querer ler este artigo pensando em uma abordagem holística para a sua segurança online, só para você ter uma ideia geral.
Nunca dê dinheiro ao vendedor através da internet até que você tenha dirigido o carro que você está prestes a comprar. E nunca dê o dinheiro até que você esteja realmente com o carro. Eu não estou dizendo para você fazer uma troca de mão em mãe – de entregar essa pessoa o dinheiro enquanto ele ou ela entrega a você as chaves – mas, pelo menos, você deve estar perto do carro no momento da transação.
O que me leva ao meu próximo ponto: você nunca deve encontrar um comprador ou vendedor na sua casa ou na casa dele. Encontre-se em um lugar público, não precisa nem dizer o por que. Também pode ser uma boa idéia levar um amigo junto.
Você também pode usar um serviço de transferência de dinheiro como o PayPal para realizar a transação. Isso é bom porque você pode conhecer, discutir as condições e então transferir o dinheiro desde o seu dispositivo móvel. Claro que você vai querer se certificar de que você está transferindo dinheiro online de forma segura. Você também vai querer se certificar – especialmente se você está vendendo – que o dinheiro chegou na sua conta bancária antes de deixar alguém sair com o seu carro.
Tem artigo muito bom sobre comprar um carro online de maneira segura pelo eBay, que faz também apresenta muitas das observações que demos neste texto, mas é mais focado na parte de compra do carro e menos focado na parte online. Também tem um enfoque relacionado à compra de carros no eBay, mas, pelo menos, ler ambos os artigos ajudará você a se lembrar de alguns pontos na hora de uma compra ou venda.
Além destas observaçõess, basta seguir o velho ditado: quando a esmola é bom demais até o santo desconfia. Um carro de 10 anos de idade, provavelmente, não tem 24 mil kilômetros. Um carro de luxo totalmente novo provavelmente vai custar mais de 5 mil reais ( a menos que algo catastrófico tenha acontecido com ele).
Tradução: Juliana Costa Santos Dias