Um dos pequenos compromissos que todos temos que fazer para receber as vantagens dos aplicativos móveis é aceitar cegamente os termos de serviço das lojas de aplicativos. Eles são documentos longos e de várias páginas cheias de jurisdiquês que a maioria das pessoas não conseguiria decifrar mesmo que se incomodasse em lê-los.
Portanto, não é surpresa que poucas pessoas cheguem tão longe. A maioria simplesmente clica no botão “Aceitar” e segue adiante. Uma nova pesquisa na página da Kaspersky Lab no Facebook mostra que 35% dos participantes nunca leram os termos de serviço da Apple iTunes Store, Google Play ou Windows Live Store. Considerando a densidade e a quantidade de palavras desses contratos de usuários, não é nenhum choque que tão poucas pessoas deem a eles no mínimo um olhar apressado.
O tamanho dos documentos afasta muitos usuários. De fato, 31% dos participantes afirmaram que leriam os termos de serviço, mas se sentiram intimidados pelo número de páginas. Antigamente, os consumidores reclamavam do tamanho de documentos semelhantes, incluindo contratos de licença de usuário final de software, que frequentemente podem ter dezenas de páginas e conter tantas cláusulas dependentes e instruções se-então que acabaram ficando inescrutáveis.
Além disso, 22% dos usuários afirmam que a leitura dos contratos é uma perda de tempo, pois mesmo que encontrassem algo com que não concordassem nos termos de serviço, eles não teriam nenhuma opção. Se um usuário se recusar a aceitar os termos de serviço, ele não poderá baixar os aplicativos da loja. Para usuários do iPhone, a App Store é a única fonte legítima para aplicativos, e os dispositivos não executarão outros aplicativos, a menos que tenham sido desbloqueados. Os usuários do Android têm a opção de encontrar aplicativos em lojas alternativas de terceiros, mas elas são famosas por terem aplicativos mal-intencionados.
O resultado final, aparentemente, é que, quer você leia os termos de serviço ou não, acabará aceitando-os de uma forma ou de outra. Se você realmente quiser usar seu telefone, claro.