Ontem a minha parte favorita da Kaspersky Lab – que certamente é “O Lab” – cresceu! Nós abrimos o nossso primeiro Centro Europeu de Investigações. Ele será o lar para aqueles que estão na linha de frente na batalha contra as ciberameaças e também será a casa no Reino Unido para os membros da Equipe Global de Investigações e Análises – incluindo eu – e da equipe de investigação Anti-Malware da Kaspersky Lab. Resumindo, isto vai ajudar a proteger ainda mais os europerus – e os nossos clientes ao redor do mundo. Deixe-me mostrar para você cinco formas diferentes de como nós faremos isso acontecer.
Razão 1. Analisando malware dia e noite
Dez anos atrás, os analistas da Kaspersky concentrados nas instalações em Moscou costumavam trabalhar dia e e noite. Havia turnos noturnos desagradavéis, mas necessários – tudo isso para se certificar de que a proteção contra novas ameaças poderia ser implantada em uma ou duas horas. Mais tarde o desenvolvimento destas funções se tornaram redundantes já que contavamos com novos centros de analistas.
Com as facilidades adicionais em Seattle e Pequim, a equipe anti-malware da Kaspersky Lab conseguiu reagir a novas ameaças rapidamente, sem a a necessidade de trabalhar no período noturno. Na verdade, a nossa infraestrutura é bastante automatizada e 99% das 325.000 novas ameaças que surgem diariamente, são detectadas sem esforço humano. No entanto, as pessoas têm de estar presentes todo o tempo para direcionar o restante, que são os casos mais complexos. Ter a equipe na Europa vai ajudar a reduzir a demora na reação contra as ameaças descobertas localmente.
Razão 2. Tornando as coisas transparentes
Como Alex Moiseev, director geral da Kaspersky Lab Europa, ressalta: “nossos monitores estão voltados para o público. Através de uma parede de vidro, você pode ver o que fazemos – está é literalmente a transparência das nossas ações. Nós não escondemos a nossa tecnologia ou nossos processos dos nossos clientes”.
Aqui na Kaspersky Lab nós acreditaamos que as ciberameaças devem ser tratadas a nível global. Independentemente da origem da ameaça, uma comunidade de segurança (e a Kaspersky Lab como representante destacada dessa comunidade) deve rapidamente pesquisar e se certificar de que todos sejam informados e protegidos. A parte vital deste processo é a cooperação internacional entre as empresas de segurança (concorrentes diretos), as autoridades de aplicação da lei, as CERTs e assim por diante.
Para tornar essa cooperação mais efetiva, a Kaspersky Lab tenta localizar os pesquisadores em qualquer parte do mundo. Justamente no mês passado, nós participamos da inauguração do Complexo Global da INTERPOL para a Inovação em Singapura, e agora é a nossa vez de desembrulhar a nova infraestrutura que está ajudando a combater a criminalidade informática na Europa.
Our new research center is opening in London today! #KLResearch pic.twitter.com/5sRTqWb5ba
— Kaspersky (@kaspersky) May 12, 2015
Razão 3. Grandes mentes pensando…juntas
Eu não posso exagerar com relação à importância da cooperação e compartilhamento da informação para a nossa indústria. Isso é relevante para a cooperação entre as empresas, mas é válido para pesquisadores individuais dentro de uma empresa também. É por isso que os pesquisadores que se sentam em um quarto é muitas vezes mais produtivos do que quando estão conversando online ou ligando um para o outro.
É claro que na ausência de outras opções, as comunicações eletrônicas podem ajudar muito, mas os analistas tendem a se reunir em torno de uma estação de trabalho quando surge algo complexo. É bom ter um lugar especial para isso.
Razão 4. Espalhando o conhecimento
Os pesquisadores da Kaspersky fazem muitas coisas – e isso não se limita à análise de malware. Importantes partes do nosso trabalho são a inteligência de ameaças, educação no campo da segurança cibernética, e assim por diante. Nós analisamos o que está acontecendo no campo de batalha ciber, tentando prever o que está por vir – e certificando de que todos estarão preparados.
É por isso que os nossos clientes são bem-vindos no centro de investigações, onde eles podem discutir suas dúvidas e problemas diretamente com um especialista. Isto é algo muito relevante para os nossos clientes, como descobrimos durante a nossa grande noite de abertura: uma de nossas especialistas, Marta Janus, recebeu uma tempestade de perguntas técnicas dos clientes e passou uma hora respondendo a todas elas.
Razão 5. Segurança e privacidade adicionais
Os nossos especialistas são insanamente bons quando se trata de impedir que os cibercriminosos brinquem com nossos processos de pesquisa. No entanto, as camadas extras de segurança são essenciais quando se trata de malware; assim como a segurança física do nosso centro de pesquisa dedicada – equipado com controle de acesso, um servidor de rack para execução de software muito especial em infraestrutura virtual e outras coisas desse tipo – são tremendamente importantes.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias