Como a invenção do fogo, a história da primeira senha está perdida nas areias do tempo. Sabemos que os Romanos as usavam. Shakespeare as mencionou em Hamlet e Princesa da Dinamarca. Provavelmente, as senhas são alguns milhões de anos mais velhas do que isso.
Desde a antiguidade, sabemos que elas devem ser mantidas em segredo. Assim como, devem ser difíceis de adivinhar, e regularmente alteradas em caso de comprometimento. Existe uma única razão por trás de toda essa precaução: um vazamento recente de 360 milhões de contas do MySpace o que fará com que muita gente entenda porque não é indicado reusar senhas.
Você pode ter esquecido do MySpace e do LinkedIn faz tempo, mas eles ainda se lembram de você e de seus dados: e-mail, login, senhas primária e secundária.
Julgando pelo ocorrido no domingo, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg não esquecerá tão cedo. Caso você ainda não saiba: as contas do Twitter, Pinterest e LinkedIn de Zuckenberg foram comprometidas. Criminosos explicaram ter encontrado as informações na base de dados do LinkedIn vendida no mercado negro. O Facebook não quis comentar o caso, mas parece que ele reusava a mesma senha para diversas plataformas sociais diferentes.
Você lembra de suas informações de login e senha de 2007 ou 2010 do LinkedIn e MySpace? É a mesma combinação da sua conta do Facebook ou do Gmail? Se você ficou em dúvida, é melhor mudar todas as suas senhas o mais rápido possível. De todas suas contas mesmo, já que é uma ameaça muito séria.
Sua senha é complexa? Faça o teste: https://t.co/Oyh0D5lh8v pic.twitter.com/zxv5J1PWez
— Kaspersky Brasil (@Kasperskybrasil) October 27, 2015
Vazamentos em bases de dados acontecem de vez em quando e não podemos fazer nada sobre isso. A única coisa que os usuários podem fazer é se prepararem. Podemos aprender pelo menos duas coisas com os vazamentos recentes.
Devemos deletar nossas contas de plataformas, fóruns e senhas que não usamos mais. Esqueceu do MySpace? Ele não esqueceu de você. Temos de parar de usar a mesma senha para vários serviços. Isso consiste numa prática terrível que pode causar muitos problemas.
Nós já explicamos aqui como inventar e lembrar de combinações únicas e confiáveis para diversos sites. Se lembrar de todas essas senhas é difícil, use um bom gerenciador de senhas!