Qual é o nível de segurança das principais inovações da CES 2025?

Centenas de novos gadgets e eletrodomésticos inteligentes são tradicionalmente revelados todo mês de janeiro na feira anual Consumer Electronics Show em Las Vegas. Como eles afetarão nossa segurança cibernética?

Novos gadgets revelados na CES 2025 e seu impacto na segurança

Um dos principais eventos de tecnologia do mundo acontece tradicionalmente todo ano em Las Vegas no início de janeiro. Embora a Consumer Electronics Show (CES) aborde a segurança cibernética, esta não é, de forma alguma, sua prioridade principal. Procurando um monitor gigante ou uma máquina de lavar com IA? Você está com sorte! Proteção para contra hackers para casas inteligentes? Talvez seja preciso pesquisar um pouco mais…

Selecionamos os principais anúncios de tendências da CES 2025, com ênfase nas novas ameaças cibernéticas que podem surgir à medida que as inovações mais recentes chegam ao mercado.

NVIDIA Project DIGITS: seu próprio mini supercomputador para executar IA localmente

O fundador da NVIDIA, Jensen Huang, apresentou o supercomputador do tamanho de um Mac mini da empresa aos visitantes da CES. Equipado com o “superchip” GB10 Grace Blackwell com um mínimo de 128 GB de memória, o dispositivo é capaz de executar grandes modelos de linguagem (LLMs) com 200 bilhões de parâmetros. Conecte dois desses computadores e será possível rodar modelos ainda maiores, com até 400 bilhões de parâmetros! No entanto, o preço de US$ 3.000 limita o público comprador.

Aspecto de segurança cibernética: executar LLMs localmente impede que informações confidenciais vazem para OpenAI, Google Cloud e outros serviços semelhantes. Até o momento, isso não era muito viável: as opções disponíveis consistiam em modelos simplificados, que tinham dificuldades para rodar em computadores gamer, ou soluções implementadas em servidores robustos em nuvens privadas. O “NVIDIA Project DIGITS” agora facilita para pequenas empresas e entusiastas com maior poder aquisitivo a execução de LLMs locais poderosos.

O superchip GB10 Grace Blackwell com 128 GB de RAM e 4 TB de armazenamento SSD, faz desta oferta da NVIDIA uma plataforma sólida para executar uma rede neural local.

O superchip GB10 Grace Blackwell com 128 GB de RAM e 4 TB de armazenamento SSD, faz desta oferta da NVIDIA uma plataforma sólida para executar uma rede neural local. Fonte

Roborock Saros Z70: um aspirador de pó que “dá uma mãozinha”

A dificuldade dos aspiradores robôs em lidar com escadas e outros obstáculos, como objetos espalhados pelo chão, reduz significativamente a utilidade desses aparelhos. O novo modelo da Roborock resolve esse último problema com um braço extensível que recolhe objetos pequenos e leves do chão.

Aspecto de segurança cibernética: a capacidade de reorganização de objetos do Saros Z70 é muito limitada, e a Roborock não se envolveu em nenhum grande escândalo de segurança cibernética. Portanto, é improvável que encontremos riscos significativos além daqueles apresentados pelos aspiradores de pó atuais. Mas modelos futuros ou produtos de concorrentes podem, teoricamente, ser usados em ataques ciberfísicos, como roubos. Por exemplo, pesquisadores mostraram recentemente como hackear aspiradores de pó robóticos da marca Ecovacs.

Mas o Saros Z70 é notável por mais do que apenas sua mão mecânica. Outro recurso oficialmente anunciado é a vigilância por vídeo. O fornecedor assegura que as imagens da câmera permanecem no dispositivo, mas só acreditaremos quando tivermos provas concretas. Afinal, você provavelmente precisará de pelo menos mais um dispositivo para visualizar as imagens. O sistema StarSight 2.0, que será lançado em uma atualização futura, permitirá que você ensine o robô a reconhecer objetos domésticos específicos (como brinquedos favoritos), para que ele possa indicar onde os viu pela última vez em um mapa da sua casa. Quanto a saber se essa “mãozinha” é processada inteiramente no dispositivo ou se os dados sobre os itens em sua casa são enviados para a nuvem, os comunicados de imprensa optam por manter silêncio.

O Roborock Saros Z70 pode levantar e transportar objetos de até 300 gramas.

O Roborock Saros Z70 pode levantar e transportar objetos de até 300 gramas. Fonte

Bosch Revol: aproveitando o medo dos pais

Como um balanço para bebês conseguiu levar para casa o prêmio irônico de “Menos privado” entre os gadgets na CES 2025, segundo o julgamento da Electronic Frontier Foundation e da empresa iFixIt? O Bosch Revol Smart Crib não só balança o berço automaticamente, mas também coleta dados de vídeo e áudio de forma contínua, além de monitorar o pulso e a frequência respiratória do bebê por meio de um radar de ondas milimétricas. Ele também monitora a temperatura, a umidade e os níveis de poluição por partículas finas. A câmera é equipada com reconhecimento de objetos para detectar brinquedos, cobertores e outros objetos potencialmente perigosos próximos ao rosto do bebê. Todos os dados são transmitidos instantaneamente para o smartphone dos pais e para a nuvem, onde permanecem.

Aspecto de segurança cibernética: monitores de vídeo para bebês de outros fornecedores foram alvos de escândalos, e foram hackeados para fazer brincadeiras indesejadas e espionar os pais. No caso do Revol, não apenas vídeos, mas dados médicos podem acabar nas mãos de criminosos cibernéticos. No caso de tecnologia para crianças e saúde, uma configuração sem nuvem, integrada a uma casa inteligente bem protegida, é a melhor opção.

TP-Link Tapo DL130: um acerto na veia?

Entre as diversas fechaduras inteligentes apresentadas na CES 2025, o modelo da TP-Link se destacou por um recurso ainda raro: biometria que não se limita ao reconhecimento facial ou à impressão digital, mas também inclui a correspondência das veias da palma da mão. Basta passar a mão na frente do sensor para o sistema identificar o usuário como proprietário com alta precisão. Ao contrário de fatores biométricos mais comuns, esse método não depende das condições de iluminação e funciona bem mesmo com mãos molhadas e sujas. Além disso, é mais difícil de falsificar.

Aspecto de segurança cibernética: fechaduras inteligentes podem ser integradas à rede doméstica e interagir com a casa inteligente (como Alexa ou Google Home), o que amplia a possibilidade de ataques cibernéticos. Dadas as inúmeras vulnerabilidades críticas em outros equipamentos da TP-Link, há o risco de que falhas em fechaduras inteligentes permitam que invasores as abram de maneiras não convencionais.

Pesquisadores de segurança certamente investigarão minuciosamente a fechadura inteligente da TP-Link quando ela for colocada à venda.

Pesquisadores de segurança certamente investigarão minuciosamente a fechadura inteligente da TP-Link quando ela for colocada à venda. Fonte

Google Home + Matter: uma casa sem nuvens

Uma atualização importante nos hubs de casa inteligente do Google agora permite controlar cortinas, tomadas, lâmpadas e outros dispositivos por meio do protocolo Matter, sem a necessidade de conexão com um servidor na nuvem. No coração da sua casa inteligente pode estar um Google Nest, uma smart TV com Android 14 ou até mesmo um dispositivo Chromecast. Basta dizer ao Google Assistente “acenda a luz do quarto”, e o comando será executado mesmo sem conexão com a Internet e com um atraso mínimo.

Se um forte defensor de um futuro baseado na nuvem como o Google implementou tais cenários offline, a demanda por tal funcionalidade deve ser enorme.

Aspecto de segurança cibernética: o controle local da sua casa inteligente reduz o risco de comprometimento e melhora a privacidade já que menos dados sobre o que acontece em sua casa vazam para os fornecedores de equipamentos.

Óculos Halliday: melhore sua visão de IA

Escolhemos os óculos de realidade aumentada Halliday pelo inovador sistema de projeção de imagem que os torna mais leves e compactos, mesmo que nossas conclusões também se apliquem a dezenas de outros óculos inteligentes apresentados na CES 2025. Embora alguns modelos abordem questões simples e específicas (como combinar óculos com um aparelho auditivo ou servir como uma tela próxima aos olhos para usuários de computadores a bordo de um avião), muitos deles são equipados com um assistente de IA, câmera, integração com o ChatGPT e outras funcionalidades que podem ser usadas, potencialmente, para espionar você. Eles são usados para tradução ao vivo, como teleprompter e em outras tarefas de aumento de produtividade.

Aspecto de segurança cibernética: todas as funcionalidades de IA envolvem o envio de grandes quantidades de dados para os servidores dos fabricantes para processamento, portanto, a IA local nos óculos ainda está distante de se tornar uma realidade. Mas, diferentemente de computadores e smartphones, as vozes, fotos e vídeos de todos ao seu redor serão incluídos no fluxo de informações gerado pelos óculos. Do ponto de vista ético ou legal, os usuários desses óculos podem ter que pedir permissão constantemente a todos ao redor para gravá-los. E aqueles que não querem posar para Sam Altman devem ficar de olho nos usuários de óculos inteligentes entre seus pares.

Sony Honda AFEELA: tenho a impressão de que terei um carro por assinatura

Este carro elétrico de luxo, criado por dois grandes fabricantes japoneses, está disponível para pré-encomenda, mas apenas para moradores da Califórnia, com entrega prevista para 2026 ou depois. No entanto, a estratégia japonesa pode até despertar inveja no Google: o preço do veículo inclui uma “assinatura gratuita de três anos” para diversos recursos, como assistência ao motorista ADAS Nível 2+, um assistente pessoal com inteligência artificial, além de opções de design interativo e recursos de entretenimento, como realidade aumentada e “mundos virtuais”.

Na demonstração na CES 2025, o carro foi chamado ao palco pelo comando de voz “Venha para cá, Afeela”, mas ainda não está claro se esse prático recurso estará disponível para os motoristas.

Aspecto de segurança cibernética: já destacamos os riscos e as vulnerabilidades dos carros “conectados” muitas vezes. Uma importante questão para o futuro é se os fabricantes conseguirão manter um alto padrão de segurança, tanto para os veículos quanto para os sistemas telemáticos, especialmente se a direção inteligente for oferecida por assinatura. Quem não gosta da ideia de seu carro ficar inutilizado repentinamente enquanto aguarda uma atualização de software ou após um ataque cibernético, aconselha-se não gastar demais nisso… pelo menos pelos próximos dez anos, ou algo assim.

BenjiLock: um cadeado biométrico

Agora você pode trancar sua bicicleta (ou a porta de um celeiro ou o que for) sem memorizar um código ou carregar uma chave. Como o nome sugere, o cadeado de impressão digital para ambientes externos BenjiLock é um cadeado que armazena e reconhece impressões digitais, com capacidade de armazenar até dez delas. Não é necessário um smartphone ou Wi-Fi já que toda a mágica acontece dentro da própria fechadura. O dispositivo é resistente à umidade e à poeira (de acordo com o fabricante) e funciona com uma única carga por até um ano.

Aspecto de segurança cibernética: somente testes no mundo real podem comprovar a resistência ao tradicional arrombamento de fechaduras e à falsificação de baixo custo de impressões digitais. As fechaduras inteligentes geralmente são vulneráveis a ambos.

Dicas