No início do filme “O Quinto Elemento”, há uma sequência que mostra a natureza distópica do mundo do futuro: o táxi inteligente de Korben Dallas leva uma multa por uma infração de trânsito e ele tem sua licença revogada. Em 1997, isso parecia ficção científica – e era. Hoje, está se tornando realidade. Mas uma coisa de cada vez.
Não faz muito tempo, analisamos os perigos potenciais associados à quantidade de dados que os veículos modernos coletam sobre seus proprietários. Então, ainda mais recentemente, uma investigação revelou o que isso pode significar na prática para os motoristas.
As montadoras, através de corretores de dados especializados, já estão vendendo dados telemáticos para companhias de seguros, que os estão usando para aumentar o custo do seguro para motoristas descuidados. O mais alarmante de tudo, no entanto, é que os proprietários de carros muitas vezes não fazem ideia de que isso está acontecendo. Vamos ver isso em detalhe.
A gamificação da direção segura com consequências de longo alcance
Tudo começou nos EUA quando os proprietários de veículos da General Motors (controladora das marcas Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick) notaram um aumento acentuado em seus prêmios de seguro automóvel em comparação ao período anterior. O motivo descoberto foi a prática de criação de perfil de risco pelo corretor de dados LexisNexis. A LexisNexis trabalha com seguradoras de automóveis para fornecer informações ao motorista, geralmente sobre acidentes e multas de trânsito. Mas os proprietários de veículos atingidos pelo aumento do prêmio não tinham histórico de acidentes ou direção perigosa!
Os perfis compilados pela LexisNexis continham dados detalhados sobre todas as viagens feitas no veículo segurado, incluindo horas de início e término, duração, distância e, principalmente, todas as ocorrências de aceleração e frenagem bruscas. E eram esses dados que as seguradoras estavam usando para aumentar os prêmios de seguro para motoristas menos que perfeitos. Onde o corretor de dados obteve essas informações detalhadas?
Diretamente do Assistente de direção inteligente OnStar da General Motors. Esse é o nome do recurso de “gamificação de direção segura” incorporado nos veículos da General Motors e nos aplicativos móveis myChevrolet, myCadillac, myGMC e myBuick. O recurso rastreia acelerações e frenagens fortes, excesso de velocidade e outros eventos perigosos, e recompensa a “boa” direção com prêmios virtuais.
Além disso, de acordo com alguns proprietários de carros, eles não ativaram o recurso: a concessionária fez isso por eles. Basicamente, nem os aplicativos da General Motors nem os termos de uso avisaram explicitamente os usuários de que os dados do OnStar Smart Driver seriam compartilhados com corretores de dados relacionados a seguros.
Essa falta de transparência se estendeu à declaração de privacidade no site da OnStar. Embora a declaração mencione a possibilidade de compartilhar dados coletados com terceiros, as seguradoras não são especificamente listadas e o texto geralmente visa a máxima imprecisão.
Ao longo do caminho, descobriu-se que a LexisNexis estava trabalhando com três outras montadoras além da General Motors: Kia, Mitsubishi e Subaru. Todas usaram programas de gamificação de direção segura semelhantes sob nomes como “Pontuação de direção” ou “Realimentação do motorista”.
Ao mesmo tempo, outro corretor de dados, a Verisk, forneceu dados telemáticos para seguradoras de automóveis. Seus clientes automotivos incluem General Motors, Honda, Hyundai e Ford.
Como resultado, muitos motoristas se viram, na verdade, presos a uma apólice de seguro de carro com custos baseados nos hábitos de direção. Esses programas costumavam ser voluntários, oferecendo um desconto básico para a participação, e mesmo assim, a maioria dos motoristas optou por não participar. Agora, parece que as montadoras estão registrando clientes não apenas sem seu consentimento, mas sem seu conhecimento.
De acordo com as informações disponíveis, atualmente isso está acontecendo apenas com motoristas nos EUA. Mas o que começa nos Estados geralmente migra, então práticas semelhantes podem aparecer em breve em outras regiões.
Como se proteger das corretoras de dados gananciosas
Infelizmente, não há bala de prata para impedir que seu automóvel colete dados. A maioria dos veículos novos já vem com a coleta telemática integrada como padrão. E o número só tende a crescer para que em um ano ou dois esses carros representem mais de 90% do mercado. É claro que o fabricante do seu carro não tornará fácil ou mesmo possível desligar a telemática.
Se você estiver considerando a possibilidade do seu carro coletar dados sobre você para terceiros (ou, em palavras simples, espionagem), leia nossa postagem com dicas detalhadas sobre como você pode tentar se livrar da vigilância das montadoras. Alerta de spoiler: não é fácil e requer um estudo cuidadoso da documentação, além de sacrificar alguns dos benefícios dos carros conectados, portanto, essas dicas não funcionarão para todos.
Quanto ao cenário descrito nesta postagem de venda de dados de motorista para seguradoras, nosso conselho é pesquisar no menu do veículo e no aplicativo móvel um recurso de gamificação de direção segura e desativá-lo. O serviço pode ter o nome de “Motorista inteligente”, “Pontuação de condução”, “Comentários do motorista” ou algo semelhante. Os motoristas dos EUA também são aconselhados a solicitar seus dados da LexisNexis e da Verisk para estarem preparados para surpresas desagradáveis e para verificar se é possível excluir informações que já foram coletadas.