Black Friday e Cyber Monday: dicas para comprar com segurança

Para muitos americanos, o mês de novembro significa um tempo para relaxar com a família, mas para alguns outros, esta época do ano envolve algo bem diferente: promoções e liquidações.

Para muitos americanos, o mês de novembro significa um tempo para relaxar com a família, mas para alguns outros, esta época do ano envolve algo bem diferente: promoções e liquidações.

Parece que a cada ano os negócios crescem e as multidões se preparam mais cedo do que se possa imaginar para conseguir os melhores descontos possíveis. Se você está se preparando para a Black Friday deste ano, ou para sua “nova versão”, o Cyber ​​Monday, você precisa estar seguro para aproveitar os benefícios sem dor de cabeça.

shopping

Os produtos mais procurados pelos compradores na Black Friday são eletrônicos. Os preços em celulares, tablets e computadores são incomparavelmente acessíveis. Antes de começar a fazer suas compras no Black Friday, você deve se perguntar: onde entra a segurança no momento de comprar?

Caso você vá presentear alguém com um produto que está comprando na Black Friday, é preciso assegurar-se que isso está sendo feito de forma segura, tanto para você, como para quem irá receber o presente. Assim como você não compraria um carro para alguém sem os freios, não se deve presentear alguém um dispositivo digital inseguro. Existem alguns passos que você pode seguir para certificar-se da sua segurança e de quem você irá presentear:

1.   Pesquisar o produto: Antes de comprar qualquer coisa, faça uma investigação sobre o mesmo e tenha certeza que você está recebendo um produto de qualidade. Compre de marcas confiáveis ​​em lojas que podem garantir a qualidade de seus produtos e oferecem uma garantia no caso de que ocorra algum problema com o produto. Além disso, se você decidir comprar um cartão de presente este ano, não se esqueça de verificar o verso do cartão para ter certeza que não foi riscado, expondo o número do cartão, que já pode ter sido utilizado antes por alguma outra pessoa.

2.   Use um cartão de crédito: Quando você estiver pronto para fazer sua compra, prefira utilizar um cartão de crédito em vez de um cartão de débito. Se você acaba comprando um produto fraudulento, terá mais chances de obter o seu dinheiro de volta.

3.   Informe-se sobre segurança: Alerte a pessoa que irá receber seu presente sobre os medidas de segurança em relação à ataques e malwares que podem afetar o dispositivo. Quanto mais informado estiver, mais protegido você estará.

4.   Presentear um Antivírus: Se você realmente quiser manter a proteção da pessoa que receberá seu presente, não se esqueça de adicionar um bom antivírus ao seu presente.

 

Talvez você esteja pensando que é melhor evitar as filas este ano, e juntar-se aos milhões de pessoas que estão comprando on-line no Cyber ​​Monday. Como você já sabe, navegar na Internet tem seus riscos, e é preciso estar atento a eles. Para evitar problemas, siga nossos conselhos no momento de comprar on-line:

1.   Atualize o seu sistema operativo: você deve atualizar o software sempre que seja oferecido pelo sistema, quando uma nova atualização é oferecida, baixe-a. Tais atualizações servem para corrigir algumas vulnerabilidades no sistema, caso você as ignore, pode deixar o seu computador em perigo.

2.   Ignore Links: Como já sabemos, você nunca deve clicar em qualquer anúncio pop-up ou links suspeitos que aparecem nos sites que você visita. Estes poderiam ser maliciosos, e caso você clique em algum deles, poderá infectar seu dispositivo. Esta época do ano, e-mails de spam e anúncios de sites oferecem promoções incríveis, porém, você tem que usar seu bom senso para distinguir entre bons negócios e aqueles que são suspeitos, com grande probabilidade de que sejam spams.

3.   Checar o site mais de uma vez: Esteja sempre atento a sites falsos, alguns deles são cópias fiéis aos originais, tornando difícil distinguir qual é o original. Preste atenção nos mínimos detalhes antes de começar a comprar.      .

4.   Use Conexão Segura: Nunca use conexões WiFi desprotegidas, ou redes públicas quando realizar uma compra online. O mais recomendado é realizar suas compras utilizando sua própria rede, com segurança, para evitar ataques de criminosos virtuais. Também se deve evitar computadores públicos quando seja necessário introduzir dados pessoais para realizar algum tipo de transação.

 5.   Utilize senhas complexas: Outra ótima maneira de evitar que as suas informações pessoais sejam roubadas, é utilizando senhas complicadas. Se você não sabe que senha utilizar, leia o texto em que escrevemos sobre como escolher uma boa senha para suas conexões e perfis.

6.   Proteja seus dados financeiros: Quando chega a hora de fazer uma compra, certifique-se que os seus dados financeiros estejam seguros. Se você já utiliza o Kaspersky Internet Security, as funções teclado seguro e dinheiro seguro protegem a sua transação de qualquer ataque. Para evitar a exposição dos seus dados de cartão de crédito em lojas on-line​​, você pode considerar o uso de serviços intermediários como o PayPal para se proteger seus dados.

 

Seguindo estes conselhos você poderá ficar tranquilo no momento de fazer as suas compras pra você e para os seus entes queridos.

Dicas