O serviço de microblogging e rede social Twitter apresentou o Digits, um sistema promissor que substitui as tradicionais senhas, por autenticação baseada inteiramente no celular, ou seja, o nome do usuário será o número do telefone e a senha será o código (descartável) gerado por SMS.
O mais interessante disso é que a novidade não será exclusiva para o Twitter: ela também está disponível para qualquer desenvolvedor de aplicativos que queria a autenticação de dígitos. E há uma razão pela qual eles terão prazer em tê-la.
“Os números de telefone são a principal identidade relacionada ao crescente mercado de dispositivos móveis, incluindo os mercados emergentes, que representam mais de 70% da população mundia com dispositivos móveis”, afirma o Twitter. “Com Digits você pode construir uma experiência personalizada para cada mercado de aplicativo.”
#Twitter planeja substituir nomes de usuário com números de telefones móveis e #senhas com códigos gerados por SMS
Tweet
O serviço parece particularmente útil em partes do mundo que estão distintes dos gigantes tecnológicos. Nos Estados Unidos, por exemplo, são inúmeros os aplicativos que oferecem aos usuários a possibilidade de registro e autenticação em determinados app ou serviços a partir da conta do Facebook, Twitter ou Gmail. Nesse sentido, as contas de e-mail constituirão a variação mais popular. Basta tirar um momento para pensar quantas contas online estão ligadas ao seu e-mail.
Vamos pensar assim: você vai ao posto de combustível mais próximo ou à sua loja de comida orgânica favorita e se dá conta que nesses lugares não é muito comum o uso do e-mail, Facebook, Twitter, etc. Há uma enorme quantidade de pessoas que não utilizam nenhum desses serviços, mas sim um celular. O motivo? Em muitos lugares do mundo, rede de telefonia celular é a única opção para fazer chamadas ou ter acesso à Internet.
Um exemplo de como isso funciona: vamos examinar o mobile banking dos mercados emergentes. A África, particularmente as partes Subsaariana, é uma região de muitos dos mercados emergentes mais agressivos do mundo, cuja economia é caracterizada pelo pouco fluxo de dinheiro em espécie. Os pagamentos são dominados pelas empresas de telefonia móvel no Quênia. Os cidadãos comuns não fazem pagamentos com aplicativos do seus smartphones: eles fazem isso a partir de serviços como M-Pesa, que funcionam melhor com os serviços pré-pagos. Através do M-Pesa, os usuários podem transferir dinheiro, fazer pagamentos e até mesmo fazer retiradas nos comerciantes locais.
O gráfico abaixo, do Wall Street Journal e baseado em estatísticas do Banco Mundial, explica com mais detalhes a ideia:
Isso mostra que os serviços baseados em telefonia móvel simples estão crescendo nos países em desenvolvimento. É difícil dizer se o movimento do Twitter está baseada na economia do M-Pesa em lugares como Quênia, Tanzânia, Índia e África do Sul. Essa realidade, que o acesso à telefonia celular é relativamente barata e disponível nos mercados emergentes, presta serviços auspiciosos como Digits.
Mas não se trata apenas de mercados emergentes. A ideia central parece ser interessante também para os países desenvolvidos. Se bem que temos nossas reservas com relação à substituição de senhas, o Digits consideramos ser uma solução simples para resolver um problema difícil, levando-nos à seguinte pergunta: por que ninguém pensou nisso antes?
Eu já escrevi sobre muitas formas de autenticação portáteis e biométricas, como por exemplo as que são baseadas em batimentos cardíacos, em impressão digital, em íris, no cheiro, no lóbulo da orelha, nos comprimidos, na geolocalização, entre outras. Todas são interessantes, mas ao mesmo tempo complicadas.
O Digits está projetado para mudar o paradigma da autenticação via e-mail e número de celular como novo elemento de validação para os usuários. Nesse sentido, o Digits oferece uma substituição perfeita para senhas estáticas. Além de solucionar problema do esquecimento de senhas.
“Quando os usuários se esquecem que o serviço que eles usaram para se inscrever em um aplicativo (e-mails, nomes de usuário ou senhas) significa uma possível perda de clientes”, explica o Twitte no material promocional. “Ao utilizar a verificação via SMS em vez de senhas, você pode minimizar tanto os custos de suporte quanto as falhas no acesso às contas, ao mesmo tempo que manteremos os nossos usuários felizes.”
O serviço também poderá eliminar a necessidade das desagradáveis captcha, no entanto, elas continuaram a ser vistas. E para os desenvolvedores de aplicativos o código necessário para implementar o Digits será extremamente simples.
É claro que nem todas as notícias são boas. O Digits não funcionará em lugares sem sinal de celular. Portanto, é provável que você tenha dificuldades se você se tentar se conectar desde o subsolo da casa dos seus pais.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias