Com a febre da Copa do Mundo é natural querer assistir tantos jogos o quanto for possível. Se você não estiver perto de uma televisão quando o jogo que você quer ver está acontecendo, provavelmente você está tentará encontrar algum site que transmita o jogo online e assim fazer do seu dia de trabalho um dia duplamente produtivo, ou seja, trabalhando em um navegador da web e e no outro vendo o jogo via streaming.
Mas esteja avisado que – como detalhado pelo pesquisador da Kaspersky Lab, Dmirtry Bestuzhev – muitos destes sites que afirmam ser serviços de streaming da Copa do Mundo podem prejudicar o seu sistema e roubar suas informações de cartão de crédito.
O programa menos malicioso vai exigir que você baixe os drivers que supostamente são plugins para vídeo; estes podem ou não fornecer feeds de vídeo para os jogos, mas na melhor das hipóteses, ou seja, a menos prejudicial é que entre os plugins eles incluam um adware que pode monitorar sua atividade online e enviar suas informações enquanto estiver drenando recursos do seu sistema.
Não confie em anúncios para serviços de streaming da Copa do Mundo.
Tweet
Outros programas, como estes, informam aos usuários que tudo que eles precisam fazer para acessar qualquer jogo a qualquer momento é baixar o programa e fornecer a informação sobre o seu cartão de crédito – o que por si só já representa uma ameaça para você. Esses sites são falsos e estão simplesmente tentando roubar seu dinheiro.
A única maneira segura de assistir aos jogos da Copa do Mundo é ver desde um aparelho de televisão ou acessar os jogos através de um provedor de serviços autenticados.
Serviços de streaming da Copa do Mundo podem ter um malware.
Tweet
É altamente provável que qualquer outro suposto serviço de streaming da Copa do Mundo tenha software nocivo.
Naturalmente, este não é o único golpe na Internet relacionado com a Copa do Mundo. Eventos globais de todos os tipos atraem os cibercriminosos e a Copa no Brasil é uma mina de ouro para os futuros ladrões. Os usuários devem tratar todas as promoções online relacionadas com a Fifa como altamente suspeitas.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias