Em primeiro lugar, é bom ressaltar que o Kaspersky Fraud Prevention tecnicamente não é para os usuários domésticos. Na realidade, esta plataforma está desenhada para proteger online e offline os bancos e outras companhias de transações financeiras. Este software tem como objetivo proteger tanto os computadores das corporações quanto os dos seus clientes.
O problema é o seguinte: os malwares financeiros e os ciberataques se tornam cada vez mais específicos, complexos e difíceis de prevenir. Os bancos e os processadores de pagamento fazem o melhor que podem, implementando novas medidas de segurança para combater os ataques diários. Infelizmente, os cibercriminosos desenvolvem constantemente novos tipos de ataque que podem invadir as estratégias defensivas.
As tradicionais medidas de segurança que incluem senhas únicas, tokens e códigos de seguridade de cartões de crédito (CVV2) já não são satisfatórias para se defender das novas técnicas do cibercrime, isso porque os trojanos bancários atuais podem ultrapassar as tecnologias de segurança que são utilizadas atualmente.
Os ataques superficiais também não estão diminuindo. As organizações e os seus clientes utilizam regularmente as aplicações bancárias desde uma grande variedade de dispositivos. Cada um dos dispositivos vem com uma capacidade enorme para instalar softwares – a maioria deles são vulneráveis. Por esta razão, os cibercriminosos atacam cada vez mais este tipo de dispositivos
De fato, os custos do roubo online aumentaram milhões de dólares. De acordo com a Pesquisa de Riscos de Seguranca dos Consumidores B2B de 2013, 98% dos entrevistados utilizam regularmente os serviços online dos bancos, comprar em lojas online ou utilizam o sistema de pagamento eletrônico. Além disso, 38% realiza as transações financeiras online desde seu dispositivo móvel e 59% estão preocupados com a fraude bancária online.
Se os bancos só tivessem que se preocupar por seus próprios sistemas, talvez o número de roubos online fosse menor. Infelizmente, eles devem se preocupar também com a segurança dos seus clientes. Nem todos os clientes têm software de segurança de TI adequado para lidar com estas ameaças; não sabem dos benefícios dos PATCHS e nem como utilizar corretamente o antivírus que os protegerá dos ataques, principalmente para os dispositivos móveis. Inclusive, tem clientes que não sabem nem como proceder para cuidar da segurança dos seus dados.
Os cibercriminosos sabem que os clientes são a parte mais frágil da cadeia de segurança online dos bancos. Por este motivo, é mais fácil para eles roubar dinheiro de uma conta individual do que atacar diretamente o serviço online do próprio banco. Em ambos os casos, os bancos sempre são os responsáveis já que os clientes acreditam que eles tem a obrigação de se responsabilizar com as perdas derivadas do ataque cibernético. Mas a verdade é que o banco nem sempre vai ressarcir os clientes.
O Kaspersky Fraud Prevention fornece uma forte proteção para ambas as partes. Em alguns casos, o Kaspersky Fraud Prevention oferece proteção antivírus gratuita para computadores dos usuários de alguns bancos. Para aqueles usuários conscientes da importância da segurança informática e que disponhem de uma solução de segurança, o Kaspersky Fraud Prevention trabalha junto com os programas já instalados para aumentar o nível de proteção, sem se importar quem é o fabricante e sem diminuir os recursos informáticos do dispositivo/computador do usuário.
O Kaspersky Fraud Prevention combina duas das poderosas tecnologias da Kaspersky Lab: a inteligência em segurança global e as próprias e inovadoras técnicas de segurança, proporcionando um rigoroso nível de segurança para as transações bancárias online e móvel. A Kaspersky Lab executa tecnologias antifraude, que oferecem proteção tanto nos processos internos do banco como na conta do cliente, independentemente se ele utiliza um dispositivo baseado no Android, Windows, Mac ou iOS.
Além disso, recebemos constantemente a mais recente informação sobre ameaças dentro do panorama mundial e transmitimos este conhecimento aos especialistas em segurança antifraude da Kaspersky Lab.
É claro que cada banco tem suas próprias necessidades, por isso o Kaspersky Fraud Prevention tem um kit de desenvolvedores de software (SDK) especial. Este kit fornece ao computador TI do banco todas as ferramentas necessárias para configurar o produto Kaspersky contra fraudes segundo as características do seu entorno.
Finalmente, o Kaspersky Fraud Prevention está desenhado para prevenir incidentes de segurança e proteger o dinheiro dos bancos e dos clientes. Como já falamos anteriormente, os bancos não sempre vão pagar as perdas dos clientes. Neste sentido, alguém sempre perde dinheiro quando os cibercriminosos atingem seus objetivos. Por esta razão, o Kaspersky Fraud Prevention trabalhar para proteger as instituições bancárias e também os clientes.